23 de novembro – São Clemente I, papa e mártir

23 de novembro

São Clemente I, papa e mártir

Memória

Hoje a Igreja celebra a memória de São Clemente I, o terceiro sucessor de São Pedro. Segundo Santo Irineu de Lyon, o Papa Clemente ainda teria visto e ouvido as pregações dos Apóstolos. O seu pontificado teve a duração de nove anos, de 88 a 97. Durante seu governo escreve uma importante carta à Igreja de Corinto, onde exorta o povo daquela região sobre a desobediência de alguns fiéis, buscando promover a concórdia e a paz.

Segundo a Tradição, durante a perseguição aos cristãos, São Clemente foi preso e exilado, com trabalhos forçados. Durante esse período teria convertido diversos presos levando-os a ter um verdadeiro encontro com Cristo. Devido à sua condução espiritual, que irritou diversos opositores do Cristianismo, Clemente foi atado a uma âncora e jogado ao mar. O seu corpo foi resgatado e sepultado, posteriormente seus restos mortais foram transferidos para Roma, onde até hoje se encontram.

São Clemente foi um homem de profunda obediência e inteiramente consumido pelo zelo à Igreja e ao Povo de Deus, conduziu a Barca de Pedro com amor e fidelidade, cuidando para que as violentas ondas da divisão e da perseguição não causassem dano à fé da Igreja. Supliquemos hoje a Deus que nos dê um coração ancorado na vontade de Cristo, para que, em meio às tempestades desse mundo, não nos distanciemos da Verdade, pela qual São Clemente entregou a própria vida.

São Clemente I, rogai por nós!