Adoração e Tríduo em preparação a tomada de posse de Dom Paulo Cezar

Em preparação para a tomada de posse de Dom Paulo Cezar como o 5º Arcebispo,  a Arquidiocese de Brasília disponibiliza subsídio para a reza do  tríduo preparatória e adoração Eucarística. O tríduo poderá ser feito como preces na missa, no fim da oração do terço em família, ou individualmente.


Tríduo Preparatório para posse do Novo Arcebispo

– Dom PAULO CEZAR COSTA –

«Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15)

Brasília – dezembro / 2020

 

 

PRIMEIRO DIA – O Bispo é mestre da fé e propagador da Palavra (munus docendi)

 

A.: Irmãos e irmãs iniciamos hoje o tríduo de oração por Dom Paulo Cezar, em preparação para sua posse como Arcebispo de Brasília. Ele por vontade divina é constituído Pastor da Igreja, e tem a tríplice função de ensinar, santificar e governar o povo de Deus. Funções que exerce em comunhão com o Santo Padre e também com os outros membros do Colégio Episcopal. Em cada dia do Tríduo meditaremos sobre uma dessas funções.

 

P.: O Bispo é mestre da fé e propagador da Palavra. É ele o primeiro responsável pela evangelização e catequese, anunciando Deus que é revelado em Cristo a todos os fiéis que lhe foram confiados. Rezemos pelo novo Arcebispo, pois ele vem em nome do Senhor para nos educar na fé, dizendo: TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

  • Senhor, que Dom Paulo Cezar possa sempre com a sua vida anunciar Cristo Ressuscitado como a única Verdade capaz de transformar o homem. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

  • Senhor, que Dom Paulo Cezar nos ensine a encontrar em Cristo a orientação e a força para vivermos o Evangelho em nossos dias. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

  • Senhor, que Dom Paulo Cezar seja sempre para nós a “boca e coração de Cristo”, oferecendo-nos a doutrina que liberta de todo erro e engano. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

4- Senhor, que Dom Paulo Cezar possa contar com numerosos colaboradores no anúncio da Palavra de Deus a todos os que vivem em nossa Arquidiocese. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

P.: Senhor nosso Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com bondade para Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília; amparai-o com o vosso amor para que, com a sua palavra e exemplo, conduza o povo que lhe confiastes e chegue juntamente com ele à vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso. Todos: Amém

 

SEGUNDO DIA – O Bispo é santificador do povo cristão (munus sanctificandi)

 

A.: Irmãos e irmãs neste segundo dia de nosso tríduo de oração por Dom Paulo Cezar, em preparação para sua posse como Arcebispo de Brasília, meditaremos sobre sua função de santificar o povo de Deus.

 

P.: “O Bispo é revestido da plenitude do sacerdócio de Cristo e, como seu instrumento, comunica a graça divina aos outros membros da Igreja, por isso é possível afirmar que do seu ministério deriva e depende de certa forma a vida espiritual dos fiéis”. Rezemos pelo novo Arcebispo, pois ele vem em nome do Senhor para nos santificar, dizendo: TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

1- Senhor, que Dom Paulo Cezar, sendo sempre homem de oração e de serviço, encontre em Vós a inspiração para o fiel e alegre exercício de seu ministério. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

2-Senhor Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, que o novo Arcebispo possa encontrar na Eucaristia sua fonte inesgotável de vida e a inspiração para tudo oferecer pelo bem do seu povo. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

3- Senhor, que nosso Arcebispo nos ajude a viver sempre unidos a Cristo, oferecendo-nos a Deus como hóstias vivas e santas para o seu agrado e para o bem de toda a humanidade. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

P.: Deus, que velais sobre vosso povo com bondade e o conduzis com amor, dai o espírito de sabedoria e a abundância de vossa graça a vosso servo Dom Paulo Cezar, nosso Arcebispo, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiritual, para que ele cumpra fielmente junto de nós os deveres do ministério episcopal, e receba na eternidade a recompensa de um fiel dispensador. Por Cristo, Senhor nosso. Todos: Amém

 

TERCEIRO DIA – O Bispo é pai e pastor da diocese (munus regendi).

 

A.: Irmãos e irmãs, encerrando hoje nosso tríduo de oração por Dom Paulo Cezar, em preparação para sua posse como Arcebispo de Brasília, temos como tema a função de governar o povo de Deus. Tenhamos em nosso coração a abertura de seguir os passos do pastor rezando por sua nova missão em meio a nós.

 

P.: A Igreja é chamada a apascentar as ovelhas de Cristo, por meio dos seus pastores. É Cristo quem a guia, protege e corrige, porque a ama profundamente. Mas o Senhor Jesus quis que os Bispos, Sucessores dos Apóstolos, em comunhão com o Sucessor de Pedro e tendo os sacerdotes como seus mais preciosos colaboradores, assumissem esta missão, orientando, animando e apoiando a comunidade cristã. Rezemos pelo Arcebispo, novo pastor da arquidiocese, dizendo: TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

1- Jesus, Bom Pastor, que Dom Paulo Cezar tenha sempre a luz do Espírito Santo, e assim governe com sabedoria e firmeza a porção do Vosso rebanho a ele confiada. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

2- Senhor, que o novo Arcebispo, a exemplo dos santos pastores, conduza a Igreja que está em Brasília às fontes da Vida. Em seu zelo, possa proteger o rebanho dos riscos do relativismo que assola os nossos tempos. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

3- Senhor, que o novo Arcebispo possa alegrar-se por acolher novos e numerosos filhos no seio da Igreja, por introduzir novos diáconos e sacerdotes a seu serviço. Que ele conte com o testemunho de santidade de todos os fiéis, promotores da justiça, da paz e da comunhão em toda a sociedade. TODOS: “BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR”!

 

P.: Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo, Paulo Cezar que constituístes pastor da vossa Igreja. Concedei-lhe, vos suplicamos, a graça de edificar, com suas palavras e exemplos, aqueles a quem preside, a fim de que, com o rebanho que lhe foi confiado, alcance a vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso. Todos: Amém

 

Para Baixar o texto do Tríduo, clique aqui –  PDF

  clique aqui  – WORD

Para Baixar o texto da Adoração, clique aqui –  PDF

  clique aqui  – WORD

 

2020-12-07T13:30:05-03:0007/12/2020|