Após 2 anos, Via Sacra ao vivo no Morro da Capelinha volta a ser realizada

Na próxima sexta-feira (15/04), feriado da Sexta-feira da Paixão, voltará a ser realizada a Via Sacra ao vivo no Morro da Capelinha, em Planaltina. O evento contará com a Celebração da Paixão do Senhor presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, a partir das 15h. Logo em seguida, às 16h, se iniciará a tradicional encenação realizada por cerca de 1400 pessoas entre atores, voluntários e equipe de apoio.

A Via Sacra ao vivo de Planaltina foi tombada como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. Abaixo, pode-se conferir a descrição oficial do tombamento.

 

A Via Sacra ao Vivo de Planaltina, ato religioso e de cultura popular, se insere entre as mais expressivas tradições da vida do brasiliense há mais de três décadas. A Via Sacra ao Vivo de Planaltina valoriza e fortalece o autêntico e espontâneo espírito de fé da comunidade, materializado num espetáculo cênico da morte e ressurreição de Cristo, realizado por ocasião dos festejos da Semana Santa. A Via Sacra ao Vivo de Planaltina foi inserida no Calendário Geral de Eventos do Governo do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 10.339, de 27 de abril de 1987.Fonte: Processo de Tombamento.

 

Há 49 anos, o caminho percorrido por Jesus Cristo até a crucificação e ressurreição é encenado no Morro da Capelinha, em Planaltina, no Distrito Federal, a cerca de 45 quilômetros de Brasília. […] [No] feriado de Sexta-Feira Santa, cerca de 100 mil pessoas comparecem, em média, ao local para assistir ao espetáculo cristão, realizado pelo Grupo Via Sacra Ao Vivo. A encenação é considerada uma das mais importantes do contexto cultural e religioso do Distrito Federal. A primeira montagem da via sacra no Morro da Capelinha aconteceu em 1973. Em 1986, o evento foi incluído no calendário oficial do DF e, em 2008, foi decretado como Patrimônio Imaterial do DF.

 

Toda a estrutura já está sendo montada no Morro da Capelinha, em Planaltina, bem como todo material de apoio para receber os fiéis que participarão do momento de fé. Estacionamento, banheiros químicos, apoio de saúde, segurança e todo o necessário estará concluído até sexta-feira para o bem-estar das pessoas que participarão.

 

Link com endereço, clique aqui.