Arcebispo de Brasília participa da Semana Pedagógica da UCB

Na manhã da última sexta-feira (8), a acolhida aos docentes e educadores administrativos do 1º semestre de 2019 da Universidade Católica de Brasília – UCB contou com a presença do Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha,  que palestrou sobre “Os jovens na igreja e na sociedade”.

Os presentes também receberam as bênçãos para o início do semestre letivo, em  missa que foi celebrada por Dom Sérgio e teve a participação dos padres Emmanuel Ifeka, capelão do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB); Antônio Carlos Figueiredo (Pe. Tininho), capelão da Universidade Católica de Brasília (UCB); Geraldo Caliman, coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e docente na Universidade e Isaac Celestino de Assis, Estigmatino e estudante da UCB.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília, Prof.Dr.Ir.Jardelino Menegat, ressaltou a importância da presença do Arcebispo para durante a  Semana Pedagógica.

“Temos a honra de receber Dom Sérgio, que além de religioso  é também um  acadêmico e tem todo o conhecimento sobre esse tema. Como instituição de ensino Católica, temos a responsabilidade de atender à realidade dos jovens e é importante que os nossos professores  se inteirem sobre as reflexões mundiais da igreja, sobretudo, quando se trata deste tema”, afirma o Reitor.

O Arcebispo Dom Sergio é também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cardeal escolhido pelo Papa para ser o Relator Geral do Sínodo 2018, assembleia periódica de bispos de todo o mundo e presidida pelo papa, que trata de assuntos ou problemas de relevância mundial para a Igreja.

Dom Sergio explica que a orientação do Papa é que os jovens possam ser cada vez mais ouvidos e  acolhidos. Para ele, valorizar e reconhecer a presença deles na sociedade é um desafio que deve ser enfrentado não só pela igreja. “Há muitos jovens que não estão encontrando o sentido da vida e da felicidade. Para além da questão religiosa, a Universidade tem o desafio de acolhê-los com uma atitude positiva”, explica o religioso.

Dom Sergio,  Pe. Emmanuel Ifeka, Pe.Tininho, Pe. Geraldo Caliman e Pe. Isaac Celestino  celebram missa no evento de acolhida da UCB.

O evento integra a Semana Pedagógica e tem o objetivo de promover acolhimento, interação e reflexão.

Acolhimento e Formação

“Não podemos reduzir as relações humanas e de aprendizagem a ambientes virtuais, por mais reais que sejam.” Dom Sergio da Rocha

A acolhida integra a Semana Pedagógica , que realiza workshops e oficinas de metodologias, além de momentos de descontração e integração. Para o Magnífico Reitor da UCB, além de promover formação para educadores e docentes, o evento tem o objetivo de acolher e propiciar momentos de interação e reflexão.

“Queremos preparar nossos profissionais de forma mais especializada, para que o conhecimento chegue aos nossos jovens de uma maneira mais prazerosa, significativa e existencial. Por isso, buscamos trabalhar conteúdos que transformem vidas e promovam  a excelência educativa”,  ressalta o Ir. Jardelino Manegat.

A docente e assessora acadêmica da UCB , Tatiana da Silva Portella, conta que a semana foi produtiva do ponto de vista das tecnologias da pedagogia, mas que também oportunizou momentos de profunda reflexão.

“As palavras de Dom Sergio nos provocam a refletir sobre a formação que oferecemos aos nossos alunos, sobretudo os jovens, e também sobre a sociedade que estamos ajudando a construir com a educação “, comenta.

Dom Sergio ressalta que “enquanto estivermos vivos é necessário investirmos na nossa formação continuada, mas não só a formação técnica e acadêmica, mas também a formação humana”.

“O educador precisa estar atento à vida dos alunos de forma integral, nas suas diversas dimensões. A humanização é fundamental para que a Universidade seja um espaço de fraternidade e respeito, onde os jovens possam encontrar um sentido maior para a vida”, conclui o religioso.

 

Comunicação UBEC – Nivia Cerqueira / Foto: Faiara Assis

2019-02-13T17:05:50-02:0013/02/2019|