Arquidiocese celebra seu Co-padroeiro São João Bosco

No início da tarde desta segunda-feira (31/01), Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, presidiu a Santa Missa em honra ao Co-padroeiro da Arquidiocese, São João Bosco. A Celebração aconteceu no Santuário que leva o nome do santo, localizado na 702 sul. O Arcebispo foi acolhido pelo reitor do Santuário Dom Bosco, Padre Márcio Teodoro, SDB, pelos vigários e pela coordenação das escolas salesianas do Distrito Federal.

A Celebração foi marcada pela presença de centenas de crianças e jovens estudantes das escolas salesianas de Brasília, professores e fiéis devotos do santo patrono da juventude. Após o início da Celebração dois estudantes levaram até o presbitério o relicário contendo a relíquia de São João Bosco que foi acolhida pelo Arcebispo e colocada em um altar ornado pelos fiéis do Santuário.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar fez menção ao sonho de Dom Bosco afirmando que o santo é aquele que “sonha, sonha com o caminho de entrega a graça de Deus, sonha com a vontade de realizar aquilo que Deus quer, sonha em fazer de sua vida, uma vida entregue, uma vida doada, uma vida segundo os designíos de Deus.”

Sobre a busca pela santidade, o Arcebispo relembrou que Dom Bosco quis desgastar toda a sua vida em favor da evangelização da juventude e esse foi o caminho de santidade que Deus escolheu para ele. Dom Bosco não mediu esforços para educar àqueles que eram os mais vulneráveis, os jovens que estavam passando pelas mais difíceis situações de vida, seja no cárcere, seja na família, seja na sociedade.

 

Ao final da Celebração, o reitor do Santuário, Padre Márcio Teodoro, SDB, lembrou que São João Bosco ensinou aos seus pares que deveriam ter uma grande devoção ao seu pastor, o Bispo. Nisto, disse a Dom Paulo que ele poderia sentir o Santuário Dom Bosco como uma extensão de sua casa.

Dom Paulo Cezar, após agradecer a dedicação e acolhida dos padres salesianos, bem como, de todos os presentes, em especial os estudantes, abençoou todo o povo com a relíquia de Dom Bosco que encontra-se também, no Santuário para veneração na cripta abaixo da nave central.