Arquidiocese de Brasília realiza Jornada Arquidiocesana das Famílias

O Papa Francisco convocou, neste mês de junho, o X Encontro Mundial das Famílias, que terá sede em Roma. Desejoso de que o evento possa atingir as famílias de todo o mundo, ele sugeriu que, de modo multicêntrico, cada Igreja particular pudesse realizar algumas atividades que abordassem os temas propostos para o encontro. Em nossa Arquidiocese, foi proposta a “Jornada Arquidiocesana das Famílias”, que aconteceu neste sábado, dia 11 de junho, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes.

 

 

Organizada pelo Setor Vida e Família, nossas famílias viveram, ao longo do evento, a riqueza de momentos de oração, Lectio Divina, palestras, Santa Missa presidida pelo nosso arcebispo Dom Paulo Cezar, inclusive um “Caminho de Santidade”, com diversos painéis organizados em módulos temáticos, elaborados pelas várias pastorais e movimentos eclesiais, tratando os desafios da evangelização das famílias, como a formação permanente dos casais, a defesa da vida nascente, ser cristão na era digital, entre outros.

 

Jornada Arquidiocesana para as famílias

 

 

Jornadinha das Famílias

 

O espaço Kids com uma ornamentação motivadora e catequética voltada para as crianças, trouxe no período da tarde atividades como “Caminho de santidade – meditando as catequeses do Papa na  vivência desse amor no cotidiano no caminho de santidade; Kerigma, dinâmicas de grupo, momentos de catequese, reflexões sobre família, orações, brincadeiras, partilhas e brindes.

 

 

O espaço “Jornadinha”, teve a participação 25 crianças. Para a realização das atividades, sob orientações da coordenação geral do evento e conduzido por um casal da CAPF, o espaço Kids contou com o Ministério de Evangelização de crianças da RCC e animação musical da banda Santa Cecília da Paróquia São Domingos Sávio – Riacho Fundo I – formada só por crianças e adolescentes.  A organização do espaço, contou também com fraterna ajuda das Paróquias do Setor XII e Setores IX, V e IV de Pastoral Familiar.

 

Bênção dos Casais Jubilares

Na Missa de encerramento da Jornada Arquidiocesana das Famílias, trinta e seis casais com vinte e cinco a sessenta anos de casados, receberam a bênção Jubilar de Dom Paulo Cezar.

 

 

 

 

De acordo com o casal  Sílvio e Aline Carneiro e do Pe. João Baptista Mezzalira, que levam à frente a coordenação do Setor Vida e Família, “esta nossa Jornada foi o pontapé inicial para um trabalho de maior articulação que una as forças das várias realidades pastorais da nossa Arquidiocese, respeitando a especificidade dos diversos carismas, num empenho de efetiva comunhão capaz de evangelizar as famílias em meio aos desafios da atualidade”.

 

 

 

Confira a gravação da Jornada:

 

 

 

 

 

Texto Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília

Fotos: Renascidos em Pentecostes