D.Sergio – 02/06/2019 – Ascensão do Senhor

“Testemunhas do Senhor”

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

A celebração da Ascensão do Senhor é marcada pelo louvor pascal, pela esperança e pelo compromisso de evangelizar. A ascensão de Jesus ao céu é sinal da sua vitória sobre a morte, que temos celebrado neste Tempo Pascal. É motivo de louvor e de esperança para nós, os seus discípulos de ontem e de hoje. O Evangelho se conclui ressaltando a atitude de adoração e louvor dos discípulos diante do Ressuscitado que sobe ao céu (Lc 24,52). A vida dos discípulos de Jesus se faz de testemunho e de oração; do testemunho sustentado pela oração; do testemunho manifestado pela oração.

O olhar para o céu, motivado pela Ascensão, deve nos levar a caminhar, cumprindo a missão que Jesus deixou de anunciar o Evangelho, sendo suas testemunhas até os confins da terra (Atos 1,8). “Vós sereis testemunhas de tudo isso”, afirma Jesus (Lc 24,48). Testemunhas que anunciam o Evangelho com palavras e ações, animados pelo Espírito prometido por ele, conforme os Atos dos Apóstolos (At 1,8) e o Evangelho (Lc 24,49).  Os discípulos não podem “ficar parados”, olhando para o céu. Necessitam olhar para o céu, voltar o coração para Deus e a vida eterna, para poder olhar para o mundo presente e agir segundo o querer de Deus, evangelizando.

Hoje, somos nós, os discípulos que devem continuar a anunciar o Evangelho, recorrendo também aos meios de comunicação social. Por isso, celebra-se, neste domingo, o Dia mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco, em sua mensagem para este dia, aborda o tema: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Nela, o Santo Padre nos leva a refletir sobre as nossas atitudes nas redes sociais, que deveriam ser instrumentos de encontro e comunhão entre as pessoas. Motivados pela Mensagem do Papa Francisco, procuremos fazer das redes sociais espaços de vivência da fraternidade e de testemunho da fé em Cristo, jamais propagando agressividade, ofensas e mentiras.

Estamos iniciando a preparação para Pentecostes, solenidade a ser celebrada no próximo domingo, realizando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Rezemos pela unidade dos cristãos, para que se realize cada vez mais entre nós a súplica de Jesus ao Pai: “Que todos sejam um!” (Jo 17,21). “Recomendam-se para esta ocasião orações durante a missa, sobretudo na Oração dos fiéis e, oportunamente a celebração da missa votiva pela unidade da Igreja” (cf. Diretório da Liturgia – 2019). Sejamos testemunhas do Senhor, através da vivência da unidade!

2019-06-10T16:56:40-03:0022/05/2019|