Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe conta com a participação de Dom Paulo Cezar Costa

Entre os dias 21 e 28 de novembro, acontece, na Cidade do México, a I Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe que conta com a participação de Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília. Esta é a primeira vez que será realizada uma Assembleia com todo o povo de Deus, e não só com o episcopado, na região da América Latina e Caribe, por isso, será uma experiência nova, já experimentando o aspecto da sinodalidade que permeará a vida da Igreja nos próximos anos, na preparação do Sínodo de 2023.

Missa de Abertura – Foto Asamblea Eclesial

Em mensagem enviada pelo Papa Francisco à Igreja na América Latina e Caribe, em janeiro deste ano, ele convidou a todos a caminhar juntos nesta experiência, como povo de Deus. Desde a preparação para este encontro, o processo de construção do documento de discernimento que será refletido da Assembleia, foi feita na perspectiva de escuta de todas as instâncias da Igreja: comunidades, religiosos e religiosas, padres, bispos, povo de Deus, todos puderam contribuir com o tema que dá o tom da reflexão: “Discípulos e discípulas missionários em saída”.

O itinerário dessa Assembleia tem sido pensado no horizonte dos 500 anos do acontecimento Guadalupano (2031) e dos 2000 anos da Redenção pela morte e ressurreição de Jesus Cristo (2033), tendo em vista que a Virgem de Guadalupe é a primeira evangelizadora do continente, sendo significativo que ela tenha aparecido, primeiramente, a Juan Diego, um representante dos povos originários. Ademais, ao inserir a I Assembleia Eclesial no contexto da preparação dos dois milênios da Redenção de Cristo, coloca-se no centro da fé a essência dela que é a manifestação do amor imenso de Deus pela humanidade através de sua morte e ressurreição.

Missa de Abertura. Foto Asamblea Eclesial

Veja como foi a missa de abertura direto da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe a partir de 11h00 do México e América Central.

 

 

Para baixar a programação da Assembleia clique aqui.

 

Para baixar o Documento para o Discernimento Comunitário preparado para a Assembleia, clique aqui.

 

https://asambleaeclesial.lat/wp-content/uploads/2021/11/programacion-gmt-3_compressed.pdf

 

https://asambleaeclesial.lat/wp-content/uploads/2021/11/ddc.pdf