Bate-papo com consagrados apresenta a vida consagrada e as intenções do Papa Francisco para o mês de fevereiro

Em bate-papo online, o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília escutou as experiências de vida consagrada e das orações nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, para o mês de fevereiro. A conversa aconteceu por ocasião da Celebração da Festa da Apresentação do Senhor onde a Igreja recorda e reza pelos consagrados e consagradas de todo o mundo.

Participaram do diálogo a Sra. Nelma Nasare de Assis, Moderadora Geral do Instituto Secular Comunidade Missionária Sagrado Coração de Jesus e da Conferência Regional dos Institutos Seculares, a Sra. Suzana Portela de Sousa do Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Cristo e o Revmo. Pe. Everton Vieira, Vigário da Paróquia Maria Imaculada no Guará II e Vice-diretor espiritual do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Brasília.

Ao falar sobre a consagração dos institutos seculares, Nelma Nasare afirmou que “Se consagrado é se configurar as virtudes de Cristo, ou seja, olhar para Jesus e querer imitá-Lo. Passamos a segui-Lo no dia a dia, estando nos ambientes diversos, trabalho, vida cotidiana e lá ser testemunha.” Ela lembra, pois, que a vida secular consagrada difere da dos Religiosos e Religiosas pelo fato de que, no caso da vida secular consagrada, elas estarem inseridas no cotidiano do mundo, em funções comuns onde lá serão testemunhas para os que as rodeiam.

Já Suzana Portela falou um pouco de seu testemunho vocacional, onde procurava uma forma para responder ao chamado que sentia no coração e encontrou na vida secular consagrada dizendo: “Numa palestra do padre Zezinho, falou forte no meu coração, que eu entendi que eu deveria dar o meu amor todo para Deus. Não conseguiria dar somente para uma pessoa, mas para Deus e dando para Deus, seria para todos aqueles os quais Ele queria me levar.”

Por fim, Padre Everton Vieira explicou como é a dinâmica da vida de oração dos membros do Apostolado da Oração que formam a Rede Mundial de Oração do Papa e recordou a importância de se rezar pela vida consagrada e religiosa: “Todos os dias o Apostolado da Oração, participando da Rede Mundial de Oração, reza pelas intenções do Santo Padre o Papa Francisco. No mês de fevereiro, o Papa escolheu que o rezássemos por todos aqueles que estão dedicados a vida consagrada. Os religiosos dão um brilho para a Igreja e eles também sustentam a Igreja na vida de oração, por isso, nada mais justo do que dedicar um mês para rezar por eles.”

Assista abaixo o bate-papo completo e acompanhe em nossas redes sociais os flashs com os temas que foram apresentados na conversa.