Brasília sedia o IV Congresso Brasileiro de Médicos Católicos

Aconteceu neste fim de semana (12-14 de novembro), o IV Congresso Nacional de Médicos Católicos, sediado pela nossa Arquidiocese. O evento ocorreu nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Asa Norte), contando com a presença de associações de médicos católicos de várias regiões do Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Ceará e Goiás – além dos anfitriões do Distrito Federal. Eram mais de 150 participantes entre médicos, estudantes de medicina e assistentes eclesiásticos presentes, somados à média de 140 inscritos que acompanharam a transmissão online.

 

Na noite da sexta-feira, dia 12, nosso Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa presidiu a Missa de Abertura (transmitida ao vivo em rede nacional pela TV Canção Nova), em ação de graças pela criação da “Associação Brasileira de Médicos Católicos”. Após a celebração, Dom Paulo acolheu a todos, inaugurando o Congresso com uma iluminante reflexão acerca da sinergia entre ciência e fé, valorizando a vocação do médico e sua missão frente aos desafios do mundo contemporâneo.

Para dom Paulo, “um evento como esse enche meu coração de alegria como pastor dessa igreja da arquidiocese de Brasília.A relevância para o apostolado do laicato e, também, para a sociedade é ímpar.”

O Arcebispo prosseguiu refletindo sobre o sentido da existência de uma associação de médicos católicos: “Qual sentido de uma associação católica de médicos? São associações onde pessoas católicas, que vivem a mesma fé em jesus cristo, se ajudam, nas pequenas e grandes questões que envolvem o dia a dia. Se ajudam no desafio de viver a fé no mundo profissional.”

Além disso, fazendo uma ligação com o papel do leigo na evangelização, Dom Paulo lembrou das reflexões advindas do Concílio Vaticano II sobre o protagonismo do laicato na vida da sociedade: “No ano do laicato se enfatizou o papel importante na vida da igreja, na vida da comunidade, mas sobretudo, no testemunho no mundo do trabalho, no mundo de atuação na sociedade.  Ali ele é chamado a fazer a diferença. É na sua profissão como médicos católicos que vocês fazem a diferença. Porque a fé ilumina a vida total de vocês. O testemunho fala.”

 

Brasília sedia o IV Congresso Brasileiro de Médicos Católicos

 

Ao longo dos módulos formativos da programação, foi patente a expertise e o testemunho dos moderadores e palestrantes nas diversas conferências, debates e momentos de partilha, que promoveram uma edificante abordagem de teor científico numa perspectiva de fé (inclusive sobre temas como a saúde mental do médico, sua vida familiar, sua espiritualidade e sua vocação enquanto dom e compromisso), num ambiente fraterno de muita comunhão.

Também Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida (bispo auxiliar de Brasília) e Dom Joel Portella Amado (secretário geral da CNBB) enriqueceram espiritualmente a ocasião em outros momentos litúrgicos.

Felicitamos todos os membros da Associação dos Médicos Católicos de Brasília, na pessoa de seu presidente, Dr. Antônio Garcia Reis Júnior, o vice-presidente, Dr. Antônio Carlos de Souza, e o assistente eclesiástico, Pe. João Baptista Mezzalira Filho, apoiados no labor admirável da equipe de tantos que se empenharam com zelo e dedicação, preparando e participando deste relevante momento histórico para os médicos católicos do Brasil.

 

 

Para conhecer o trabalho desta associação, está disponível no site do evento o estatuto dela, juntamente com materiais que podem ajudar estudantes de medicina católicos a estarem em contato com as respectivas associações de seus estados.

https://site.medicoscatolicosdf.com.br/