Câmara Legislativa homenageia os 50 anos do movimento Encontro de Casais com Cristo

Nessa segunda-feira (23), às 19hh, Dom José Aparecido participou da sessão Solene remota na Câmara Legislativa do DF em homenagem ao movimento Encontro de Casais com Cristo – ECC. Na Arquidiocese de Brasília, o movimento já se faz presente em 269 paróquias.

A iniciativa foi deputado distrital João Cardoso, que destacou: “Esse espaço na CLDF nunca foi tão importante, visto que no ano passado o DF teve um recorde no número de divórcios, registrando aproximadamente 1.833 separações, maior número desde 2007”.

O cuidar das famílias

Iniciando sua fala, Dom José Aparecido, Bispo Auxiliar de Brasília, explica que “esta é uma das iniciativas pastorais mais eficazes em relação à família na igreja católica. O ECC foi uma inspiração do padre Afonso Pastores que, da sua experiência familiar, tanto bem fez a muitas famílias no Brasil inteiro”.

“Uma família bem orientada e vivendo na estabilidade, presta um grande serviço à sociedade, com menos separações e menos sofrimentos pros filhos e maior solidez dos núcleos familiares”, comentou.

“A igreja se preocupa com todas as formas de famílias, segundo o modo de dizer da pastoral familiar, e se preocupa em mostrar que o mistério do amor cristão se liga perfeitamente ao mistério do amor de Cristo à igreja”, afirmou.

“Assim como se celebra esse jubileu, a beleza desse movimento Encontro de Casais com Cristo, que essa Casa se sinta chamada por Deus a propor politicas publicas não só para os cristãos católicos, mas a todo o povo de Brasília,  que aguardam ansiosamente por políticas que favoreçam a vida em família, a estabilidade dos lares e a educação dos filhos”, finaliza.

Com participação remota, o coordenador do Clero, o padre José Vicente, destacou a importância da sessão solene no reconhecimento da importância de “um movimento da igreja que cuida da família”.

“É sempre importante envolver os poderes públicos naquilo que é sua obrigação, que é possibilitar aquilo que é necessário para que as famílias não sejam atacadas e tenham a possibilidade de construir um ambiente favorável na construção da vida familiar”, disse.

“Que Deus continue abençoando e suscitando homens e mulheres para que possam participar da política como ato de amor, ato de serviço e exercício da

caridade cristã em função da família. Não há outro caminho para construirmos uma sociedade melhor, senão pela família evidenciando os valores cristãos. “, concluiu.

História

Criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, o Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. O ECC é uma realidade presente em comunidades paroquiais de todo o Brasil.

2021-08-26T13:25:58-03:0025/08/2021|