Caminho sinodal 2021-2023 na Arquidiocese de Brasília

No dia 17 de outubro foi aberta a fase arquidiocesana do caminho sinodal para o Sínodo dos Bispos de 2023 na Arquidiocese de Brasília. A abertura foi realizada em uma Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, onde, também, foi apresentada a equipe de animação para o Sínodo.

A equipe de animação para o Sínodo, subordinada a Comissão Arquidiocesana de Pastoral, preparou material explicando como será o processo da etapa arquidiocesana em Brasília. O material afirma que: “Estamos na etapa de ouvir o Povo de Deus em nossa Arquidiocese de Brasília. Para isso foi constituída uma equipe arquidiocesana que articulará e acompanhará o processo sob a ótica de uma Igreja Sinodal, ao anunciar o Evangelho, ‘caminha em conjunto’.”

O mesmo material apresenta a principal pergunta que deve ser refletia por todas as realidades e pessoas dentro da Igreja: “Como é que este ‘caminho em conjunto’ está acontecendo em nossa Arquidiocese e que passos o Espírito nos convida para que possamos crescer e progredir nesse ‘caminhar juntos’? (DP 26)”

A equipe arquidiocesana salienta que ao refletir sobre essa pergunta, o povo de Deus é convidado a:

“1. Recordar as nossas experiências pensando em que experiências da nossa Igreja Particular de Brasília já revelam que caminhamos juntos em conjunto?

  1. Reler, mas profundamente, estas experiências mencionadas e refletindo: quais alegrias proporcionaram? Quais dificuldades e obstáculos encontramos? Que feridas fizeram emergir? Que intuições suscitaram?
  2. Colher os frutos para compartilhar pensando: nestas experiências, onde ressoa a voz do Espírito? O que ela nos pede? Quais os pontos a confirmar, as perspectivas de mudança, os passos a dar? Onde alcançamos o consenso? Que caminhos se abrem para a nossa Igreja Arquidiocesana?”

Após o tempo de reflexão das motivações elencadas acima, a equipe disponibilizará um formulário on-line que todos possam responder as questões sob orientação do Documento Preparatório. O link desse formulário será divulgado pelas Paróquias, Pastorais, Movimentos, grupos específicos, setores pastorais e pelos meios de Comunicação da Arquidiocese: o site, as redes sociais, a Rádio Nova Aliança e por outros meios que a equipe de animação arquidiocesana para o sínodo vier a disponibilizar. O link com o formulário será liberado no dia 31/01/2022 e ficará disponível até 31/05/2022.

Seguindo os passos semelhantes da VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, o processo de escuta da fase arquidiocesana do Sínodo será disposto em níveis: Paroquial, Vicariatos e setores, Conselho Arquidiocesano de Pastoral e a consulta aberta a todo o Povo de Deus.

O resultado dessa consulta será transformado em síntese a partir dos resultados colhidos na Arquidiocese. Posteriormente, se divulgará para todo o Povo de Deus na chamada Reunião Pré-sinodal programada para o mês de junho com Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, no dia 25/06/2022, na Catedral Metropolitana de Brasília e, em seguida, enviada oficialmente para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que fará chegar a etapa continental e, depois, para o Sínodo dos Bispos propriamente dito que acontecerá em Roma em 2023.

 

Para mais informações, entre em contato com a Comissão Arquidiocesana de Pastoral pelo e-mail: pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br ou pelo telefone: (61) 3213-3341

 

Abaixo, disponibilizamos um compilado de materiais já disponibilizados pela Secretária do Sínodo dos Bispos para que todo o povo de Deus possa participar deste caminho de comunhão, participação e missão.

 

Noticias Relacionadas

 

 

Clique aqui para baixar o vídeo “Sínodo 2021-2023” da  CNBB