Campanha Missionária 2020

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou nossas relações, a Campanha Missionária em 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.

Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).

Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.

A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a criação, “viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho. (http://www.pom.org.br/)

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

 

 

 

Na Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido – Administrador Diocesano de Brasília, escreve ao clero, aos irmãos e irmãs de vida consagrada e aos agentes de pastoral e animadores missionários a vibrarem com um novo ardor missionário e a  empregar novos métodos de evangelização proposto neste tempo de pandemia.

 

Leia na íntegra:

 


Prezados irmãos sacerdotes e diáconos,

Estimados irmãos e irmãs da vida consagrada

Amados agentes de pastoral e animadores missionários,

 

A Igreja de Brasília, em unidade com as Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, incentiva todas as comunidades da nossa Arquidiocese a tomarem parte das iniciativas propostas pela “Campanha Missionária 2020”, que este ano reflete sobre o tema “A vida é missão”, inspirada nas palavras de Isaías 6,8: “Eis-me aqui, envia-me”.

Sugiro que se leia a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões 2020:

 

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20200531_giornata-missionaria2020.html

 

Somos todos convocados a vibrar com um novo ardor missionário, empregar novos métodos de evangelização, sempre na fidelidade ao mandato missionário de nosso Divino Redentor: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura” (Mc. 16,15.

Desde o início da Pandemia ainda em curso, a Arquidiocese decidiu não produzir nem distribuir qualquer material impresso em nossas igrejas. Por isso, convidamos todos os irmãos desejosos de promover e incentivar a Campanha Missionária a procurar os subsídios em pdf, disponibilizados no site das Pontifícias Obras Missionárias.

 

http://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2020/

 

Convido também os fiéis e as comunidades de Brasília a enviarem generosas ofertas, de acordo com as próprias possibilidades, para a causa missionária tanto através das nossas Paróquias, como diretamente, especialmente por ocasião do Dia Mundial das Missões.

No site das Pontifícias Obras Missionárias, os senhores párocos poderão encontrar também uma apresentação da Infância e Adolescência Missionária, cuja implementação paroquial é vivamente recomendada.

Solicito a todos que intensifiquem a oração pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e pela nomeação do novo Arcebispo de Brasília. Nós o acolheremos como quem vem em nome do Senhor.

Invoco a intercessão de Nossa Senhora do Rosário sobre todos os que se dedicam à animação missionária de nossa Arquidiocese

 

 

+ José Aparecido Gonçalves de Almeida

Administrador Diocesano de Brasília


 

2020-09-21T17:15:31-03:0021/09/2020|