Ciclo de Formações da PASCOM: Construindo verdadeiras Conexões

Ceilândia, 31 de março de 2019. Este poderia ser mais um Domingo, mas um dia de imersão quaresmal, de recolhimento. Mas, para o setor VI, o dia iniciou diferente.

Dezenas de pessoas saíram cedo de casa, encontraram-se em uma paróquia diferente, mais especificamente na Santíssima Trindade, na Ceilândia norte, para ouvir o que é ser PASCOM no mundo atual.

O tema deste encontro: “Construindo verdadeiras conexões” vem de encontro à mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Escreveu Francisco: “Com esta Mensagem, gostaria de vos convidar uma vez mais a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão.”

O Papa pede que abramos caminho ao diálogo, ao encontro, ao sorriso, ao carinho… Pede também que a nossa rede seja construída para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres.

Nós, comunicadores de Cristo, atendemos a voz do Senhor que clama quem irá por nós? Como nos diz Isaías 6,8: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia a mim”

Deus nunca cessou o chamado que fez aos seus discípulos. O ‘Eis-me aqui’ renova-se diariamente nas necessidades da Igreja, do mundo e dos irmãos. Mas, assim como o Profeta Isaías, temos que reconhecer que somos pecadores, cheios de falhas e incompletos. Sem o amor de Deus, que nos perdoa e nos sustenta, não somos nada.

Abraçar os planos de Deus e assumir a missão de colaborar com a obra criadora implica uma resposta livre e gratuita, que resulta na mudança de vida pautada na vivência coerente do amor.

Foi isto o que fez os comunicadores saírem de casa na manhã deste Domingo. Um sim a Deus, o desejo de levar a Verdade a todos, como nos mandou Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para tão importante missão, é necessário conhecer o que é a Pastoral da Comunicação, sua distribuição nos níveis Nacional, Regional, Diocesana e Paroquial. É preciso conhecer os 4 eixos da PASCOM, qual é o perfil do comunicador e principalmente o Eixo da Espiritualidade PASCOM.
Este foi o intuito do Conselho Pascom Brasília, levar ao Setor VI formação e informação, mostrando a importância de estarmos juntos, em comunhão, “Construindo Verdadeiras Conexões”. Continuando e fortalecendo a caminhada rumo aos 60 anos de nossa Arquidiocese.

Texto: Alexandre Magno Matos Rodrigues
Edição: Gislene Ribeiro

2019-04-04T15:20:06-03:0004/04/2019|