Começa o processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe na Arquidiocese de Brasília

Atendendo ao pedido do Papa Francisco que em sua saudação inicial à Primeira Assembleia Eclesial que “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”. A Arquidiocese de Brasília convoca uma reunião extraordinária do Conselho de Pastoral Arquidiocesano na manhã deste sábado (01/08), na Cúria Metropolitana de Brasília.

Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, abriu a reunião falando que o “desafio da Igreja é o anúncio do Evangelho, onde a dificuldade está na união eclesial, sendo assim, a solução concreta, o vencer as barreiras impostas pelas lidas da vida. É preciso estarmos juntos, procurando viver a caridade evangélica.”

A primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe iniciou o processo de escuta, no mês de abril,  de todo o Povo de Deus com o objetivo de gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento para e durante a Assembleia.

A Coordenação da pastoral Arquidiocesana, fez com que as devidas orientações a respeito da Assembleia fossem transmitidas aos representantes de Pastorais e Movimentos Arquidiocesanos.

O que é a  1ª Assembleia Eclesial

Como discípulos missionários, reunidos sinodalmente na 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, relembraremos a V Conferência Geral de Aparecida, e contemplando nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, os nossos povos tenham uma vida plena e novos caminhos até 2031 + 2033.

 

Nossa Senhora de Guadalupe

Em nosso itinerário para 2031, recordemos que Nossa Senhora de Guadalupe encontrou Juan Diego, representante dos povos originários e dos pobres e marginalizados nas culturas e sociedades da América Latina e do Caribe, para ser o seu mensageiro ao serviço da transmissão da fé, bem como da comunhão e da solidariedade entre todos os povos desta terra.

 

Documento de Aparecida

Em continuidade com as Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano, desde Medellín até Aparecida, utilizamos neste documento o método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”, como indica o Documento Conclusivo de Aparecida: “este método implica em contemplar a Deus com os olhos da fé através de sua Palavra revelada e o contato vivificador dos Sacramentos, a fim de que, na vida cotidiana, vejamos a realidade que nos circunda à luz de sua providência e a julguemos segundo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e atuemos a partir da Igreja, Corpo Místico de Cristo e Sacramento universal de salvação, na propagação do Reino de Deus

 

Separamos aqui, os materiais de apoio para a realização do processo de escuta na Arquidiocese de Brasília:

 

Vídeo de apresentação da Assembleia Eclesial 2021 promovido pelo CELAM:

 

Mensagem do Papa Francisco para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe:

 

Vídeo explicando “como surgiu a necessidade da Assembleia” 

 

 

Explicação sobre os subsídios e respostas aos questionários:

 

 

 

 

2021-07-31T16:11:34-03:0031/07/2021|