A Arquidiocese de Brasília está na segunda etapa em preparação à VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral que irá ocorrer, logo mais, em novembro. Neste processo de escuta, as paróquias realizaram suas assembleias no mês de julho e, agora, é chegada a vez dos Setores Temáticos a realizarem suas assembleias nos meses de agosto e setembro.
No último sábado (14), realizaram suas assembleias os setores: Vocacional Missionário; Catequese; Educação e Cultura; Litúrgico e Social.
Preparamos uma matéria especial para você entender o que é o plano de Pastoral
O Plano de Pastoral da Arquidiocese de Brasília
O Plano de Pastoral é um documento de comunhão em vista da missão evangelizadora da Igreja, elaborado em sintonia com as diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (CNBB – Doc. 109), após um amplo processo participativo de todos os níveis arquidiocesanos: Paróquias, Setores e Vicariatos.
Lema
O Lema que foi escolhido para VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é: “Igreja em Brasília: Casa da Palavra: Ardia o nosso coração quando Ele nos explicava as escrituras” (Lc 24,32)
Símbolo
Etapas (Processo de escuta)
Cada etapa do planejamento abrange todos os níveis arquidiocesanos: Paróquias, Setores e Vicariatos. Entenda cada uma delas:
O objetivo da etapa paroquial é a observância atenta à realidade de sua comunidade. Para ser possível essa escuta, o padre, munido com os subsídios fornecidos pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, reúne-se com um grupo de paroquianos, à sua escolha. É o momento de buscar, mais uma vez, identificar causas e discernir ações evangelizadoras.
Já na etapa Setoriais estão inclusos: Vida e Família; Juventude; Movimentos Eclesiais; Liturgia; Vocacional; Missionário; Social; Comunicação e Catequese; Educação e Cultura
A etapa Territorial tem um olhar um pouco mais abrangente sobre diversos aspectos proporcionando uma maior unidade eclesial.