Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Brasília e a Pastoral da Pessoa Idosa promovem encontro no dia Mundial dos avós e do Idoso

O Papa Francisco instituiu o 4º domingo do mês de julho como sendo o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. É a primeira vez que a data – neste ano, dia 25 – é comemorada, com o tema: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28,20).

 

O Pontífice assim se dirigiu a todos os avós e idosos:

“Queridos avôs, queridas avós! «Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”.

 

Para tratar dos detalhes da I Jornada Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa no Brasil foi realizado um encontro virtual com a participação da Ir. Terezinha Tortelli-SC; Dom José Antônio Peruzzo, presidente da Pastoral da Pessoa Idosa e Arcebispo de Curitiba; Dr. Vittorio Scelzo, responsável pela Pastoral dos Idosos do Dicastério para os Leigos, Família e Vida – Vaticano; Padre Crispim Guimarães dos Santos, Secretário-Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e Assessor Episcopal Nacional para a Vida e Família; Ir. Maria Lúcia Rodrigues, Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa; e Dr. Alexandre, médico gerontólogo, Presidente do Centro Nacional de Longevidade.

 

Com a condução da Ir. Tortelli o encontro iniciou com um momento de oração feito por Dom Peruzzo no qual ele destacou: “Não tenho dúvidas de que o que se faz em favor dos idosos por paixão e por encanto traz grande fecundidade para o futuro de cada um. A melhor maneira de olhar com esperança para o futuro de cada um é mostrar encanto no presente por aqueles a quem o futuro chegou antes. A velhice ou ancianidade é uma graça exatamente porque somos muito mais parecidos conosco mesmos, somos fracos, e quanta sabedoria”.

 

Em seguida, Dr Scelzo salientou que o Papa Francisco, colocando-se também como um idoso e sensibilizado com o sofrimento causado pela pandemia, especialmente à geração mais idosa, convocou  todos os cristãos para que tenham um ato de misericórdia para com os idosos e demonstrem que a Igreja os acolhe e não quer deixá-los sós. Ele disse também que esta celebração se torna oportuna no mundo todo, sobretudo no Brasil que foi mais gravemente afetado pela Covid-19. Além disso, ele ressaltou sobre a situação dos idosos: “A motivação tem sido por tudo isso que eles têm sofrido durante este período e que não estejam sós. Este é o coração da celebração”. Outrossim, Dr. Scelzo enfatizou que o Papa confia aos idosos uma missão de interlocução em que eles podem sonhar, manter viva a memória, bem como manter-se em oração. Por fim, ele disse também que o Papa se preocupa com que cada idoso possa receber uma ‘visita de um anjo’ que o console, assim como recebeu São Joaquim, avô de Jesus. A visita, virtual ou presencial, respeitando as condições que impõe a pandemia, como proposta de ação no mundo todo durante a Jornada foi inspirada nas visitas que a Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil já faz cotidianamente. A VISITA SALVA A VIDA, disse ele. Isso foi motivo de satisfação para Dom Peruzzo que afirmou que “não esperava que uma ação realizada aqui no Brasil tivesse todo esse alcance”.

 

Logo depois, o Pe. Crispim, que está articulando entre as Pastorais da Pessoa Idosa, Pastoral Familiar e Pastoral da Juventude a organização da I Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos no Brasil, apresentou a programação nacional – CNBB, no que segue:

 

  • Dia 19/07 às 20 h Live – Relação entre as gerações nas famílias – Pastoral Familiar;
  • Dia 21/07 às 20 h Live – Entrevistas de jovens com as pessoas idosas e avós – Pastoral Juvenil
  • Dia 23/07 às 20 h Live – Valorização e respeito para com as pessoas idosas – Pastoral da Pessoa Idosa
  • Dia 24/07 às 11 h Live – “Fé em Debate” com Pe. Reginaldo Manzotti – Programa de Rádio
  • Dia 25/07 às 18 h Missa – Presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Concelebrada Pe. Reginaldo Manzotti;

Além da programação da CNBB, a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Brasília e a Pastoral da Pessoa Idosa, prepararam também dois eventos que serão transmitidos pelo canal do Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCykpdPKChOe76WmNTgom66Q

  • Dia 22/07 às 19 h, Missa das Famílias e Adoração ao Santíssimo, direto da Paróquia São José Operário, 604 Norte, Celebrada pelo Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar Padre Ricardo Ferreira.
  • Dia 26/07 às 20 h, Live – Roda de conversa sobre o Envelhecer, com o casal Fernandes e Neuma do Movimento Neocatecumenal; Ana Maria – Pastoral da Pessoa Idosa; e Ana Castro – jornalista aposentada, Diretora da Associação Brasileira de Alzheimer – DF.

Pedimos a todos os agentes da Pastoral Familiar que incentivem e motivem as famílias a tornarem o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos uma tradição de valorização dos pais, avós e idosos. Pedimos ainda que procurem movimentar as suas paróquias, as pastorais, os movimentos e grupos, assim como toda a comunidade a vivermos este dia como muita alegria e satisfação.

Seguem abaixo sugestões para serem realizadas nas paróquias.

  • Celebrar uma missa especial, comemorando o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos;
  • Oração dos fiéis pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
  • Ler nas missas a oração do Papa Francisco pelos Avós e Idosos.
  • Divulgar a mensagem do Papa Francisco (livreto)
  • Recordar, nas missas, os nomes dos idosos morto pela COVID-19
  • Bênção Final especial pelos idosos e avós.
  • Subsídios litúrgicos
  • Café da manhã em formato Drive Thru
  • Assistir o vídeo sobre quem foram Sant’Ana e São Joaquim e ou Vídeo – “É tempo de cuidar”.
  • Homenagem com as crianças durante a Santa Missa.
  • Convidar os netos para uma ação virtual em homenagem aos avós.
  • Realização de um Chá da Tarde com Bingo.
  • Santo Terço.

“Vós sois o sal da terra” (Jo 5,13)     “Vós sois a luz do mundo” (Jo 5,14)

Silvio e Aline

Casal Coordenador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *