Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha (CONADIZ), que este ano acontecerá de 12 a 14 de julho, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, com o lema: “Sejam prontos a distribuir, capazes de partilhar” (1Tm 6,18).

Serão três dias de capacitação técnica que auxiliarão os agentes dessa pastoral na implantação, organização e manutenção de novas equipes; na orientação sobre as relações trabalhistas dos agentes com a Igreja e sobre questões contábeis e fiscais relacionadas aos valores arrecadados; na elaboração de técnicas de relacionamentos pessoais e pastorais com os dizimistas; no conhecimento de técnicas e ferramentas de controles para capitação do dízimo e a fidelização do dizimista e instruções de como se comunicar corretamente com os dizimistas; além de proporcionar momentos de espiritualidade e oferecer momentos de trocas de experiências entre pastorais dizimistas.

O encontro será ministrado por especialistas na área de Dízimo na Igreja Católica do Brasil, entre eles: Dom Edson Oriolo; Pe. Jefferson Merighetti; Pe. João Silva; Pe. Daniel Aparecido de Campos, SCJ, entre outros.

De acordo com o CONADIZ, quase todas as paróquias brasileiras possuem alguma forma de Pastoral de Dízimo implantada, e somam cerca de 300 mil membros engajados nas comunidades e mais de 20 mil líderes coordenadores, sem falar nos simpatizantes dos setores de contabilidade, secretários e secretárias paroquiais que também contribuem com essa Pastoral.

Muito desses voluntários, por vezes, atuam sem formação adequada e eficiente para desempenhar seu papel de forma apropriada, o que tem motivado a organização a oferecer formações e capacitações, tanto para leigos, como para o clero, como destacou a coordenação do evento, que já está na 5ª edição.

“Na atual conjuntura política, econômica e fiscal que o Brasil vive, somada à escassez cada vez maior de recursos na Igreja, faz-se urgente uma orientação firme e bem direcionada para a capacitação dos agentes e líderes da Pastoral do Dízimo”, enfatizaram.

Podem participar do Congresso: bispos, padres, diáconos, leigos(as), religiosos(as) e envolvidos com a Pastoral do Dízimo e da Partilha

Os interessados devem se inscrever através da página: https://conadiz.com.br/inscricoes/. O valor do investimento é de R$ 950,00.

A organização ainda afirma que participantes que se registrarem em grupo receberão descontos de até 15% no ato do cadastro.

Entrem em contato e negociem!

Veja a programação abaixo:

 

12 de julho

Horário Programação
10h30 Credenciamento
11h00 Acolhida e partilha
11h30 Pe. João Silva — Caminhada pastoral: atualizando o dízimo em tempos modernos
12h30 Almoço
14h30 Pe. Cristovam Iubel — Pastoral do Dízimo: acertos, erros e propostas
15h45 Intervalo
16h15 Comunicação — informações — sorteio
16h30 Aristides Luis Madureira — Fiéis convencidos ou convertidos ao dízimo? – O querigma na conscientização do dízimo
18h00 Encerramento do dia

13 de julho

Horário Programação
9h00 Pe. Luis Erlim Gomes — O dízimo e a participação dos fiéis devotos de Maria
10h00 Intervalo
10h30 Pe. Daniel Campos — A importância do relacionamento interpessoal na Pastoral do Dízimo
11h45 Comunicação — informações — sorteio
12h00 Almoço
14h00 André Luiz Moreira — Dizimo: como aproveitar as ferramentas de marketing para a ação pastoral
15h15 Intervalo
15h45 Dom Edson Oriolo — Pastoral do Dízimo – da comunicação ao comprometimento
17h00 Pe. Jefferson Merighetti — Escassez ou abundância? Como conduzir a comunidade à escolha de um processo criativo que gera novas atitudes e resultados
18h00 Encerramento do dia

14 de julho

Horário Programação
9h00 Franciele Alves — Case da Pastoral do Dízimo – Diocese de Marília – Paróquia Santo Antônio de Pádua de Adamantina
10h00 Intervalo
10h30 Comunicação — informações — sorteio
10h45 Pe. Gelson Luiz Mikuszka, CSSR — A pastoral do dízimo formando agentes missionários
12h00 Almoço
14h00 Aristides Luis Madureira — Dízimo em debate e partilha: os agentes consolidando uma nova pastoral
16h00 Encerramento do CONADIZ

 

Por Gislene Ribeiro