Corpo de padre Orestes será velado a partir de hoje

Faleceu na manhã de hoje, 20/01, Dia de São Sebastião, por volta das 08h, o padre Ghibaudo Orestes, IMC, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Consolata, localizada na Asa Norte.

Aos 101 anos, o religioso faleceu no Hospital Santa Helena, na Asa Sul, onde estava internado desde o dia 10 de janeiro, após se sentir mal.

O sacerdote completaria 102 anos no dia 31 de janeiro.

Italiano, padre Orestes chegou ao Brasil em 1951, dedicando-se  sempre ao trabalho com os jovens no campo educacional.

Em Brasília, chegou em 1986. Inicialmente, atuou no Colégio Paulo VI, pertencente ao IMC, e depois no Colégio JK. Em pouco tempo, foi enviado à paróquia N. Sra. Da Consolata, onde serviu como pároco e depois como vigário, sempre desenvolvendo atividades para trazer a juventude para perto da Igreja.

Entre as ações realizadas pelo padre, a que mais trouxe notoriedade entre os jovens foi a fundação do movimento Encontro de Jovens com Cristo – Segue-me.  Com certeza, toda a dedicação dispensada pelo padre aos adolescentes foi retribuída com mais amor. Tamanho era o amor e a admiração da juventude brasiliense por ele, que rendeu até um apelido carinhoso: Padreco!

Nas redes sociais, os paroquianos lamentaram o falecimento do padre e deixaram mensagens de consolação para amigos, familiares e para a Igreja.

O corpo do padre Orestes deve chegar à paróquia Nossa Senhora da Consolata ainda hoje, às 19h, permanecendo até amanhã, às 10h30. Ao longo deste período, a paróquia ficará aberta para aqueles que quiserem prestar as últimas homenagens ao padreco.

A Missa de corpo presente será presidida pelo Arcebispo Dom Sergio da Rocha, amanhã, às 09h. Já o sepultamento está previsto para às 11h30, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Em homenagem ao religioso, a comunidade se reunirá hoje para realizar atividades orantes. Veja a programação abaixo.

– 17h – Santo Terço;
– 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento;
– 19h – Missa da Consolata, com corpo presente.

A Arquidiocese de Brasília rende graças a Deus pela vida e por toda missão realizada pelo Pe. Orestes! A Igreja também se solidariza com os fieis, amigos, com os Missionários da Consolata, com a Paróquia Nossa Senhora da Consolata e com o movimento SEGUE-ME.
Descanse em paz, Pe. Orestes!
Que Deus o receba de braços abertos na santa paz!

 

 


Dom Sergio e Pe. Orestes em ocasião da Celebração dos 100 anos do religioso

 

Padre Orestes e os Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Consolata

 

Biografia

Padre Ghibaudo Orestes nasceu  em 31 de Janeiro de 1918, na cidade de Turim, na Itália. Recebeu a ordenação sacerdotal em 31 de maio de 1947.

Chegou ao Brasil no ano de 1951, instalando-se na cidade de Boa Vista, em Roraima, onde participou da fundação da Escola Euclides da Cunha.

Três anos depois, o padre foi transferido para o Rio Grande do Sul, onde atuou como diretor do Ginásio Pio XII, que estava sob a responsabilidade do “Institutum Missionum a Consolata “ – Instituto Missões Consolata –  (IMC).

Em 1986, transferido agora para Brasília, continuou atuando no segmento educacional e trabalhando com os jovens, o que sempre lhe gerou grande satisfação. Servindo no Colégio Paulo VI, pertencente ao IMC, e depois no Colégio JK.

O Pe. Orestes era o Diretor Espiritual do Movimento Segue-me de Brasília, que ele ajudou a fundar, e Vigário Paroquial na Nossa Senhora da Consolata, na Asa Norte, onde serviu há 28 anos (desde 1992), dos quais os primeiros 11 anos como pároco.

No dia 27 de janeiro de 2018, em comemoração ao aniversário  de 100 anos do religioso, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, que contou com a presença do arcebispo Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, e do bispo auxiliar dom Valdir Mamede.  Já no dia 31, houve uma confraternização para a comunidade, amigos e admiradores na paróquia.

Clique aqui e veja as fotos da Santa Missa pelo Centenário do Padre Ghibauldo Orestes.

Padres reunidos na Missa em ação de graças pelos 100 anos do padre Orestes


Fotos do acervo paroquial

Por Gislene Ribeiro

2020-01-20T14:19:07-03:0020/01/2020|