Crisma no Recanto das Emas é marcardo pela primeira missa celebrada por Dom Paulo Cezar

No último domingo (18/07), Dom Paulo Cesar Costa, arcebispo de Brasília, esteve na Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas, para celebrar o sacramento da Crisma de 68 jovens da comunidade. A celebração contou com a presença do Administrador Paroquial, Pe. Thaisson, e dos padres Felipe e Raimundo que concelebraram junto ao Bispo. Em virtude da pandemia, estiveram presentes  apenas os crismados, padrinhos e os pais. Amigos e  familiares acompanharam a  celebração, com tradução em libras,  pelas mídias sociais.

Padre Thaisson, na saudação inicial,  agradeceu a presença do Arcebispo na Paróquia, “pois é sua casa”, e o convida a voltar mais vezes. A assembleia  saudou Dom Paulo com uma salva de palmas calorosa.

Essa celebração teve um gostinho especial para os jovens que, ao iniciarem a catequese em 2019 e 2020, não imaginavam que seriam surpreendidos por uma pandemia, e teriam que se adaptar a nova forma de convivência. Por conta disso, houve um atraso na conclusão da catequese e só agora os mesmos puderam receber o sacramento.

Em sua homilia, Dom Paulo falou de modo especial, à comunidade e aos jovens, ressaltando a importância do sacramento: “A missão de cada um de nós é anunciar e testemunhar Jesus Cristo hoje, e os desafios são tantos. Há tanta gente que convive conosco, no nosso dia a dia que não conhece Jesus Cristo, e ainda tem os que conhecem mais não vivem. Quem é crismado, se compromete com Jesus Cristo para levar o seu amor para as pessoas e anunciar o seu Evangelho”.

E por falar na missão de anunciar, os catequistas se empenharam em manter esse compromisso. Segundo a coordenadora Sarah, foram mais de 40 encontros virtuais somado aos encontros presenciais, reuniões, adorações e retiro, tudo isso vivenciado num período de pandemia. E a catequista Elizabeth completou: “Foi uma experiência desafiadora finalizar a preparação desses jovens em meio a pandemia, o coração está repleto de felicidade e gratidão a Deus, que concedeu toda força, coragem e sabedoria, para que esses jovens fossem formados e encaminhados para dar seguimento nos caminhos de Jesus”.

O empenho desses servidores de Deus foi celebrado pela crismanda Mariana: “me senti muito bem, mais próxima de Deus, e foi muito bom, eu estava ansiosa. Também fiquei muito feliz, pois meus pais são surdos e a catequese teve zelo em providenciar uma intérprete para esse dia. A luz de Cristo é a chama que incendeia meu viver”.

Para a crismanda Camilli Raiara: “Foi um sentimento de VITÓRIA! A pandemia tentou diminuir a nossa fé acerca do recebimento do Sacramento, mas conseguimos, apesar de tudo”.

Ao final da celebração Pe. Thaisson agradeceu a presença de Dom Paulo, e por se aproximar do aniversário natalício do Bispo, o padre o felicitou e o presentou.

 

Fotos Valdiram
Paroquia São Miguel Arcanjo – Recanto das Emas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *