Cristo Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

A grandiosa Festa da Páscoa do Senhor foi comemorada na manhã deste domingo, 12/04, com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Tida como a data mais importante do calendário litúrgico, a Páscoa é tempo de festejar, com alegria e gratidão, a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, ou seja, passagem da morte para a Vida.

Para dar início à homilia, Dom Marcony anunciou a ressurreição de Jesus, e afirmou que para crer nessa Boa Nova, é preciso ter fé e intimidade com o Filho de Deus.

“Filhos muito amados, Cristo Ressuscitou! Aleluia! Isso não é apenas uma frase, mas uma convicção. E uma convicção porque é uma experiência. Uma experiência de fé. Uma experiência da intimidade com Aquele que se deu na Cruz para salvar toda a humanidade”, disse.

Sendo assim, ao celebrar a Páscoa, de acordo com o presidente da celebração, estamos reconhecendo que Jesus é o princípio e o fim de todo o sentido de nossa existência. E que é Dele que tudo sai e é pra Ele que tudo volta. Nesse sentido, Dom Marcony citou que quando cremos e entendemos isso, alegramo-nos e nos enchemos de vida, momento em que passamos a agir como um ressuscitado em Cristo. A partir desse instante, Ele passa a ser o Senhorio de nossas casas, nossas atividades, passamos a nos cuidar e a cuidar dos outros. Mas quando não entendemos isso, padecemos. Nesse sentido, Dom Marcony deixou questionamentos aos fieis, em forma de reflexão, quanto ao comportamento que eles estão adotando.

“Você vive como um ressuscitado? Cheio de vida? Cheio de Jesus? Ele é o princípio e o fim de sua vida? Ou, até pelo momento que estamos passando, Ele se torna motivo de reclamação de queixa, e nós, como aqueles que passando pelo calvário, no momento de crucificação, gritamos: Senhor, se Tu é mesmo o Senhor, espanta este vírus de nós? A nossa fé não se dá por algo que já é concreto e tangível, senão não seria fé. A fé é acreditar naquelas coisas que ainda não vemos”, completou o bispo.

Prosseguindo, Dom Marcony também discorreu sobre a grandiosidade do Salmo do Dia de hoje, que enfatiza a bondade do Senhor que se deu na cruz para que todos nós tivéssemos vida eterna, deixando de ser, como ele citou, ‘a pedra que os pedreiros rejeitaram’ e se tornando a ‘Pedra Angular’.

“Não é à toa que gritamos com os salmistas ‘Este é o Dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos’. Isso porque antes estávamos perdidos e incapazes de nos encontrar. Agora, Ele abriu para nós a Casa do Pai. E nós podemos ir para o céu, meus irmãos. Isto é o sentido da vinda de Jesus até nós, este é o sentido da ressurreição de Jesus para nós”, destacou.

Por fim, Dom Marcony ansiou que a Ressurreição do Senhor gere cura e motive os fieis a testemunharem essa Boa Nova de Cristo e, para completar, citou a missão de Jesus no Plano de Salvação de Deus.

“Cristo Ressuscitou. Que a força do Ressuscitado venha até nós e nos cure por dentro, para nos curar também por fora. Que o Ressuscitado nos faça como Pedro, como João e Madalena, testemunhas vivas de que o aprisco nos foi aberto. O Pai agora sorri para nós e diz ‘Posso resgatá-los todos de volta porque o meu filho cumpriu a missão, fazendo a minha vontade’”, conclui o presidente da celebração.

Antes da dar a benção final, o bispo auxiliar foi surpreendido com uma bela homenagem realizada pela Comissão de Liturgia da Catedral Metropolitana de Brasília em ocasião do 6ª aniversário de Ordenação Episcopal.

Vale destacar que esta solenidade, como as demais que integraram a Semana Santa, foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese, pela Rádio Nova Aliança e pela Rádio Canção Nova.

 

Veja alguns momentos da Celebração da Festa da Ressurreição do Senhor:

 

Dom Marcony celebra 6 anos de episcopado

Neste dia tão especial, quando celebramos o dia mais importante do calendário litúrgico, a Páscoa do Senhor, temos uma alegria a mais: comemorar o 6º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Marcony Vinícius Ferreira.

O bispo foi ordenado em 2014, em uma cerimônia na Catedral Metropolitana de Brasília que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, entre amigos, familiares, autoridades civis e religiosas e fieis de todas as partes do Distrito Federal.

Hoje, aos 56 anos de idade, o bispo acumula diversas funções e atividades pastorais em favor de toda Igreja de Brasília.

Clique aqui e leia a biografia de Dom Marcony.

Parabéns por essa graça de mais um ano de vida episcopal, Dom Marcony! 
Obrigada por cumprir sempre com perseverança a missão de evangelizar que Deus lhe deu!

 


Leia mais:

– Vigília Pascal: “Seja firme!”

Sexta-Feira da Paixão: “Somos chamados a permanecermos em Cristo na hora da cruz para, com Ele, alcançarmos a vitória sobre a cruz

– Missa da Santa Ceia do Senhor marca o início do Tríduo Pascal

– Oração Universal para a Celebração da Paixão do Senhor

– Igreja celebra o Tríduo Pascal. Confira os horários das transmissões das Paróquias!

– Programação da Semana Santa nas paróquias da Arquidiocese de Brasília 

– Missa transmitidas pelas paróquias da Arquidiocese de Brasília

– Solenidade de Ramos será celebrada neste domingo. Veja os horários das transmissões

– Orientações de Dom Sergio para as celebrações da Semana Santa

 

 

Por Gislene Ribeiro

2020-04-13T03:16:38-03:0012/04/2020|