Dia de Finados: confira a programação nos Cemitérios

No próximo dia 2 de novembro a Igreja comemorá o Dia dos Fiéis Defuntos, dedicado à esperança, à fé e à caridade. Nessa data, mais conhecida como Dia de Finados, além das missas que serão celebradas, os seminaristas dos Seminários Redemptoris Mater e Nossa Senhora de Fátima estarão presentes nos cemitérios de Brasília, com o objetivo de levar amparo espiritual e emocional, rezando com o povo diante dos túmulos de seus entes queridos.

Esse trabalho é planejado e coordenado pela Comissão de Finados junto à Pastoral da Esperança, que preparou e organizou a escala de presença nos cemitérios e preparou uma oração especial a ser distribuída no dia em todos os cemitérios.

 

Missas

 

No decorrer de todo o Dia de Finados, haverá celebração de missas, com limite de público, mantendo o distanciamento social, aferição de temperaturas e disponibilização de álcool em gel, em todos os cemitérios da Arquidiocese de Brasília. A programação no Cemitério de Brazlândia é: missas às 8h, 11h, 14h e 17h. Já nos Cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama, Planaltina e Sobradinho, as missas serão às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, estará presidindo a celebração às 9h30 no cemitério do Gama e às 17h, no cemitério da Asa Sul; Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, preside missa às 9h30, no Cemitério da Asa Sul; Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília, preside missa às 9h30, no cemitério de Taguatinga e às 17h00 no cemitério de Brazândia ; Dom Marcony, bispo auxiliar de Brasília, preside missa às 8h00, no cemitério de Sobradinho e o Cardeal Dom João Braz de Aviz, Preside a  missa das 14h no cemitério da Asa Sul.

 

Haverá atendimento de confissão ao longo do dia em todos os cemitérios.

 

Missão nos Cemitérios

 

Segundo a coordenação da Comissão de Finados, além dos seminaristas, também estarão presentes com a missão de acolher e consolar, por meio da oração, as pessoas que sofrem a perda de seus entes queridos, estarão presentes em todos os cemitérios para rezar com as famílias enlutadas nesse momento de dor, mas, sobretudo, de esperança. No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), estarão presentes os jovens do Movimento Regnum Christi. A missão contará ainda com a presença marcante dos membros do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), que estarão distribuídos em alguns dos cemitérios. Todos estarão devidamente identificados com uma camiseta da missão.

O padre Silas César, coordenador da comissão de Finados, explica que “já é costume na Arquidiocese de Brasília as missas nos cemitérios no dia de Finados. Por motivo da COVID-19, em 2020 não tivemos, mas, este ano, seguindo todas as normas das agências sanitárias do GDF, queremos celebrar e rezar com o povo de Deus, pedindo e suplicando a misericórdia por seus entes queridos que partiram para a eternidade. Como uma súplica especial, queremos rezar por todos aqueles que se foram em decorrência da pandemia que nos assola e por todos os seus familiares e amigos. Possamos celebrar o dia dos fiéis defuntos confiantes na misericórdia de Deus que olha para nossa fraqueza e escuta as nossas preces.”

 

Para baixar a oração que será distribuída nos cemitérios, clique aqui.