Dom Leonardo Steiner toma posse da Arquidiocese de Manaus no dia 31

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no Município de Manaus, no Amazonas, sediará a Cerimônia de Posse do novo Arcebispo da Arquidiocese local, Dom Leonardo Ulrich Steiner, no dia 31 de janeiro, em ocasião do Dia de São João Bosco, às 19h.

A nomeação foi divulgada pelo Vaticano no dia 27 de novembro de 2019, em resposta ao pedido de renúncia de Dom Sergio Castriani, ao Papa Francisco, por motivos de saúde.

Aos 65 anos, o agora arcebispo emérito, Dom Sérgio, segue como administrador apostólico até o dia da posse do novo Arcebispo.

Antes de ser eleito para a nova missão, Dom Leonardo servia a Arquidiocese de Brasília, na função de bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, desde a nomeação em 21 de setembro de 2011, pelo, na época, Papa Bento XVI, hoje Bispo emérito de Roma.

A despedida de Dom Leonardo do povo da Capital Federal foi oficializada com a Santa Missa realizada no dia 22 de dezembro de 2019, na Igreja Mãe, Catedral Metropolitana de Brasília.

A Solenidade de posse do novo arcebispo de Manaus deve reunir o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, e os Bispos Auxiliares, Dom Marcony Vinícius Ferreira e Dom José Aparecido Gonçalves; além amigos, padres e autoridades civis locais.

 

A despedida de dom Leonardo Ulrich Steiner

Estamos às portas do Natal! Vivemos a alegre expectativa da chegada do Filho de Deus que se faz homem e nasce na humildade da manjedoura para nos salvar.

Hoje, unidos a Maria, mulher cheia de graça que se confiou totalmente à Palavra de Deus e a José, homem justo e fiel que acreditou sem reservas no Senhor, queremos com o coração pleno de gratidão agradecer a Deus por tamanho mistério de amor.

“O Verbo feito Carne” vem até nós! Faz-se pequeno, humilde e faz morada em nosso coração para que possamos a exemplo Dele servir. É isso que aprendemos com o seu episcopado, Dom Leonardo. Por isso, nossa gratidão ao Pai pela oportunidade de tê-lo em nossa Arquidiocese, ajudando-nos a crescer na fé e nos serviço ao outro, especialmente aos mais necessitados. Foram anos de aprendizado em que aprendemos a admirar a sua serenidade, discrição e firmeza.

Sentiremos saudades das suas homilias profundas, belas e pedagógicas do seu amor e zelo pela Sagrada Liturgia, mas nos alegramos porque sabemos que a sua partida é necessária, pois o senhor como nos ensina Paulo é “Apóstolo por Vocação”, escolhido para o Evangelho e como discípulo de Jesus Cristo, vai viver, agora, a sua missão em Manaus.

Desejamos que o Deus Menino, Palavra eterna do Pai seja sempre o seu conforto, consolo e esperança e que junto aos fiéis da Arquidiocese de Manaus possa testemunhar a Vida nova em Cristo, vivendo plenamente o Seu Evangelho.

Que nossa Mãe Aparecida, venerada pelos povos da Amazônia, sob o Título de Nossa Senhora Conceição, Mãe da Amazônia e dos Povos da Floresta, com seu maternal amparo esteja sempre ao seu lado e que São José no seu silêncio obediente o proteja e guarde.

Nossas orações e o desejo de um Santo e abençoado Natal, pleno da presença “Daquele” que é a razão do nosso existir e que nos convida a sermos discípulos!

 

Por Equipe de Liturgia da Catedral

 

Veja abaixo as fotos da Missa de Despedida de Dom Leonardo na Catedral Metropolitana:

Fotos de Polliana Carla

 

– Para conhecer a biografia completa de Dom Leonardo Ulrich Steiner, acesse o site da Arquidiocese de Brasília, no link: https://arqbrasilia.com.br/bispos.

 

Informações:
Arquidiocese de Manaus
Endereço da Catedral: Praça Osvaldo Cruz – Centro de Manaus – AM
Telefone: (92) 3234-7821
Site: https://arquidiocesedemanaus.org.br/

 

Texto: Gislene Ribeiro

2020-01-13T14:18:17+00:0013/01/2020|