Dom Marcony completa 5 anos de episcopado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 12/04, será celebrado o quinto ano de Ordenação Episcopal de dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Em comemoração, o bispo presidirá Missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de Brasília, às 12h15.

Dom Marcony recebeu a ordenação episcopal em 2014, pelas mãos do cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, em cerimônia que reuniu 2,5 mil pessoas na Catedral Metropolitana de Brasília.

Dom Marcony, a Igreja de Brasília rende graça a Deus e agradece o seu empenho e serviço prestado à nossa Igreja e à nossa comunidade.

Sua vida e seu Ministério são uma grande dádiva de Deus para nós.

Que Nossa Senhora Aparecida e São José continuem o acompanhando sempre nesta jornada.

Biografia

Monsenhor Marcony nasceu em 03 de março de 1964, na Vila Planalto, em Brasília. Aos 16 anos, entrou para o Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde cursou filosofia e teologia.

Em 03 de dezembro de 1988, aos 24 anos, foi ordenado sacerdote, tornando-se o primeiro padre nascido e consagrado em Brasília.

Foi professor de Teologia na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília. E em 2011, tornou ao Vaticano para terminar a sua dissertação de mestrado em Liturgia, iniciada em 1996.

Na época, precisou parar o seu projeto para que pudesse servir a Catedral de Brasília, a pedido do Cardeal dom José Freire Falcão, então Arcebispo da cidade.

Somente em 2011, com Dom João Braz de Aviz como Arcebispo da Arquidiocese, Monsenhor voltou ao Vaticano para terminar o mestrado em Liturgia. O retorno à Brasília aconteceu um ano e meio depois, em junho de 2012. Na ocasião, ele assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato Centro da Arquidiocese, à pedido de dom Sergio da Rocha.

Em dia 28 de agosto de 2013, o Arcebispo Dom Sergio da Rocha indicou Monsenhor Marcony Ferreira para Vigário Geral e Moderador da Cúria Metropolitana de Brasília.

E neste ano, em 19 de fevereiro, Monsenhor Marcony foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco. A cerimônia de Ordenação Episcopal aconteceu em 12 de abril, também na Catedral Metropolitana, e reuniu 2,5 mil pessoas.

 

 

Por Gislene Ribeiro

2019-04-10T15:48:44-03:0010/04/2019|