Dom Paulo Cezar celebra missa no Centro Cultural de Brasília em comemoração ao dia de Santo Inácio de Loyola

No entardecer do dia 31 de julho de 2022, às 18 horas, nos reunimos no CCB (Centro Cultural de Brasília) para celebrar o dia de Santo Inácio de Loyola.

 

 

Tivemos a alegria de contar como presidente de nossa celebração, o nosso arcebispo de Brasília – Dom Paulo Cezar Costa, que juntamente com a comunidade Jesuíta de  Brasília,  Pe. Ernane, Diácono Reinaldo e todos os presentes rendemos nossa ação de graças pelo dom da vida de Santo Inácio de Loyola e sua profunda experiência de Deus que, ainda hoje, passado cinco séculos, segue dando frutos em toda a Igreja.

 

Ao final da celebração foi realizada a renovação da Consagração da Companhia de Jesus ao Sagrado Coração de Jesus e seguiu um momento de confraternização no espaço externo do CCB.

 

Dentro das comemorações do Ano Inaciano, a Companhia de Jesus fez memória também dos 400 anos da canonização de dois de seus fundadores, Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. Junto com eles, em 12 de março de 1622, o Papa Gregório XV também canonizou Santa Teresa D’Ávila, São Felipe Néri e Santo Isidoro Lavrador.

 

Em 1521, há exatamente 500 anos, em Pamplona (Espanha), o então soldado Iñigo de Loyola perdia a grande batalha da sua carreira e iniciava uma vida nova em Cristo. Uma bala de canhão, como mais tarde em Roma narraria o fundador da Companhia de Jesus em sua autobiografia, comprometeu-lhe a carreira militar, mas abriu-lhe o coração para consagrar-se inteiramente a serviço do Rei Eterno, e assim, mudar a história da Igreja.

 

 

Superior Núcleo Apostólico Jesuítas Brasília