Dom Paulo Cezar Costa toma posse como o 5º arcebispo da arquidiocese de Brasília.

A arquidiocese de Brasília está em festa!

Nomeado pelo papa Francisco no último dia 21 de outubro, Dom Paulo Cezar tomou posse da arquidiocese de Brasília neste sábado (12), em cerimônia restrita na Catedral de Brasília, na Capital Federal. Dom Paulo Cezar sucede a Dom Sergio, que em junho deste ano, assumiu a arquidiocese de São Salvador, BA.

Na celebração de posse estiveram presentes familiares de Dom Paulo, amigos, bispos, cardeais, o clero, representantes de pastorais e movimentos arquidiocesanos e autoridades.

Em sua homilia, o arcebispo fala que “só o amor de Deus pode nos ajudar a construirmos uma sociedade brasileira mais a altura da grandeza de Deus e da dignidade do ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus.”

Ao final da celebração, em meios as homenagens, a equipe de liturgia leram uma mensagem saudando o novo arcebispo. Leia na íntegra:

 

“Bendito o que vem em Nome do Senhor!” (Lc 13, 35). Estamos aqui reunidos na Igreja Mãe de nossa Arquidiocese, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil e de Brasília, um lugar de grandes celebrações, de encontros significativos na fé e de inúmeros envios missionários, para acolher, com entusiasmo e esperança, nosso novo pastor, o Exmo. Revmo. Dom Paulo Cezar Costa.

Dom Paulo Cezar, quando lemos a sua primeira carta a nossa Arquidiocese, começamos a perceber os sinais de sua paternidade, a sua sabedoria, a sua ternura, cuidado e firmeza que são a garantia de que o rebanho do Povo de Deus que habita no Distrito Federal será conduzido na direção indicada o santo Evangelho. Neste intuito, cremos que o seu lema episcopal: “Tudo suporto pelos eleitos” (2 Tm 2, 10) é uma clara demonstração de que alegrias e tristezas, sombras e luzes, dias e noites fazem parte do sim nosso cotidiano, mas, em Cristo, temos tudo o que é necessário para permanecermos firmes no testemunho da alegria do Evangelho.

Quis o bom Deus que hoje no dia a Igreja em que a igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina, nós o acolhêssemos como nosso pastor. Inspirados por Maria, também nós cantássemos, afinal nossa alma rejubila de alegria crendo que o Senhor fez grandes coisas em nosso favor nesses 60 anos de arquidiocese, e também agora, quando ele acolhe as nossas súplicas.

Dom Paulo, sinta-se abraçado, acolhido em cada um dos recantos de nossa arquidiocese que é extensa nos seus territórios, assim como é também grande em generosidade alegria e no amor no servir

Amados irmãos e irmãs, o tempo da espera terminou. Deus ouviu as nossas preces e agora é o tempo de realizarmos uma nova semeadura, caminhando com dom Paulo. Seja bem-vindo, Dom Paulo Cezar. Que a sua presença à frente da Arquidiocese de Brasília cumule-a ainda mais de alegria por tê-lo como pastor! Hoje o recebemos como o nosso arcebispo, nosso pai espiritual, nosso irmão, para ser nosso amigo, para ser nosso Pastor. E queremos dizer: “muito obrigado por vir, obrigado pelo sim a Deus, obrigado pela sua generosidade em ser nosso bispo

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.