Dom Paulo Cezar reúne-se com padres com até 5 anos de ordenação

 

Continuando a dinâmica dos encontros dos padres por faixa etária, na manhã desta quinta-feira (04), Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, encontrou-se com os padres entre 0 e 5 anos de ordenação. A convivência aconteceu na Paróquia São Pio de Pietrelcina, acolhidos pelo vigário paroquial, Padre Daniel, um dos padres da faixa etária.

A reunião  foi iniciada com a oração da Hora Média, em que os padres puderam recordar os momentos de oração comunitária que realizavam na época da formação no seminário. Em seguida Dom Paulo Cezar comentou sobre a figura de São Carlos Borromeu, memória litúrgica do dia, destacando a ligação dele com o ministério sacerdotal. São Carlos Borromeu foi um dos primeiros bispos a pensar na estrutura dos seminários para a formação dos futuros padres e, em seus escritos, são encontradas inúmeras instruções para a dinâmica da vida do sacerdote.

Depois deste colóquio do Arcebispo, cada um dos padres partilhou um pouco sobre a experiência pastoral que têm vivido, destacando o local, as alegrias e as dificuldades. Dom Paulo, então, ao escutar os padres, destacou que eles devem sempre ter um cuidado generoso com os fiéis que se aproximam deles, lembrando sempre de ter sensibilidade na acolhida e na paternidade espiritual.

Além de questões concernentes a vida pastoral, Dom Paulo Cezar salientou a importância do cuidado dos sacerdotes com a saúde física e espiritual. Alguns padres partilharam como têm sido a atenção com esta questão e ajudaram na percepção de que é uma necessidade para todos.

Ao final do encontro, o Padre Fernando, pároco da Paróquia São Pio, ofereceu um almoço aos presentes, onde pode ser vivenciado, na prática, a fala do Arcebispo sobre a fraternidade sacerdotal.