Dom Paulo Cezar visita a Paróquia Santa Teresinha em Taguatinga Norte

Neste Quarto domingo da Quaresma, Dom Paulo Cezar, Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, presidiu a missa das 8 horas na paróquia Santa Teresinha de Taguatinga. Em visita Pastoral a esta comunidade Dom Paulo foi recebido com carinho pelo  pároco, paroquianos, coordenadores e membros das pastorais. Seguindo todas as normas e protocolos de segurança. A celebração foi acolhedora e bem  animada!


Dom Paulo afirmou que “ficou muito feliz com sua primeira visita à paróquia, feliz em encontrar o padre Jairo e a comunidade, uma comunidade alegre, que celebra com beleza e demonstra viver bem”. O Arcebispo continua dizendo: “a minha mensagem é de esperança, é pedir que continuemos com alegria o caminho da evangelização, o caminho da missão. Papa Francisco tem insistido muito numa igreja evangelizadora, numa igreja missionária, eu desejo que cada católico tenha a alegria de viver de Jesus Cristo e a alegria de anunciar Jesus Cristo para os outros. Uma igreja evangelizadora, missionária, uma igreja em saída, é um igreja que vive bem, mas é uma igreja que vai ao encontro daqueles e daquelas que necessitam do anúncio e do testemunho do Evangelho, que necessitam da caridade, duma palavra de fé e de esperança. Então desejo que a nossa igreja, a nossa paróquia de Santa Teresinha seja cada vez mais uma paróquia em saída, evangelizadora e missionária.”

Para padre Jairo, pároco da igreja,  a visita pastoral do Arcebispo representa para a comunidade um sinal de que é necessário caminhar em comunhão com a Arquidiocese. Diz o padre: “Já percebemos que Dom Paulo gosta muito de estar em contato e uma característica importante dessa visita pastoral que ele nos fez hoje, é justamente para que nós possamos estar em comunhão com o bispo, e a comunidade sempre encontre força e esperança, olhando sempre para ele como elo e comunhão. Portanto, para nossa comunidade é uma alegria, pois era um momento esperado por nós, para conhecê-lo e com  isso dar  um fôlego melhor para nossa atividade pastoral.”
Segundo Leandro Lima, membro da Pastoral da Comunicação, durante a pandemia “as pastorais vem se esforçando como podem, de acordo com os decretos que impedem as atividades presenciais elas estão solicitando bastante a Pascom. Fazendo também reuniões online, cada Pastoral, à sua maneira vem trabalhando, devagar mas constante. Inclusive em consonância com a fala do Bispo que é a Igreja em Saída. Mesmo durante o isolamento as Pastorais tem ‘saído’ bastante, mesmo de forma virtual vem realizando o trabalho missionário.”

“O salmista diz: exigiam que nós cantássemos cantos de alegria quando estávamos tristes, exigiam alegria na tristeza.  Como havíamos de cantar em uma terra estrangeira? Se de ti Jerusalém eu me esquecer, que se resseque a minha mão. É forte a expressão, mas ele prefere a mão ressequida a esquecer-se de Deus! Deus precisa ser tudo em minha vida, ser tudo em nossa vida!” (Trecho da homilia de Dom Paulo)

A Paróquia Santa Teresinha localiza-se no Setor QNJ em Taguatinga Norte e atende todas as quadras da QNJ, a QNL 12 e os prédios novos da QI. Tem capacidade para 660 pessoas no entanto, durante a pandemia recebe 175 participantes por celebração. Possui várias pastorais que atende e realiza trabalhos com a comunidade local. As celebrações durante a semana são de terça a sexta-feira às 19 horas e finais de semana sábado às 19 horas, domingo às 8h e 19 horas.

 

Por Cleides Batista

2021-03-15T20:49:07-03:0015/03/2021|