Dom Paulo: o caminho do discípulo amado é o caminho de todos nós

No intervalo da VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada no dia 6 de novembro, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, participou do programa da Rádio Nova Aliança, “Igreja Viva”.

A irmã Patrícia, apresentadora do programa,dirigiu sua fala ao arcebispo perguntando “como Deus se manifesta no dia de hoje?

“Aos poucos, a teologia e a fé foram me mostrando que Deus é um Deus presente; é um Deus atual que se dá no hoje da história. Deus está presente no meio do seu povo. Ele vai fazendo se fazendo presente no meio de nós através de sinais simples.” – explica Dom Paulo.

Quando nos abrimos ao mistério da palavra, continua Dom Paulo, “é Ele quem fala.  Vai falando hoje, no dia de hoje. O Espírito vai trabalhando dentro de nós e vai modificando o nosso interior, a tal ponto que  passamos a perceber os aspectos da Palavra que nem imaginávamos fazerem sentido em nossa vida.”

O arcebispo partilhou que o evangelho de São João lhe chama muito a atenção, principalmente pelo discípulo amado: “aconteciam as coisas e os outros discípulos não percebiam; o discípulo amado é aquele que percebe e diz ‘é o Senhor’; ele vê e crê. O discípulo amado é aquele que reconhece os sinais do Senhor, pois foi entrando nos mistérios do Senhor. O caminho do discípulo amado é o caminho de todos nós. O discípulo amado foi aquele que repousou a cabeça sobre o peito de Jesus, por isso ele entendeu Jesus, entrou no mistério de Jesus.  Esse é o caminho de cada um de nós.  Repousar a cabeça no peito de Jesus quer dizer entrar cada vez mais na intimidade de Cristo. ”

“E como entrar na intimidade de Jesus? ”, indaga Dom Paulo; e explica que é através da palavra. “No encontro diário com a palavra é possível ir entrando no mistério de Cristo. Assim, é possível ir sentindo a presença de Cristo em nossa vida. Quando adentramos a intimidade com Deus através da sua Palavra diária, a mudança interior acontece.”

“Deus vai se dando hoje! Hoje Ele quer se dar a nós através da Palavra, quer nos formar através da Palavra. São sinais simples, mas assim é Deus. Para entrar no mistério de Cristo é preciso entrar na escola da simplicidade. Às vezes queremos grandes acontecimentos, mas Deus vai se dando na simplicidade”, conclui.