Dom Paulo: vamos ajudar as obras de caridade do Papa Francisco no dia 4 de julho

Neste próximo domingo, 4 de julho, celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, explica dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília. “Esses dois grandes apóstolos, esses dois grandes discípulos de Jesus Cristo. Celebrando o dia de São Pedro e São Paulo, celebramos o dia do Papa. É o dia em que olhamos para o sucessor do apóstolo Pedro hoje: Papa Francisco.”

É o dia em que renovamos o nosso amor para com o Papa – destaca  o arcebispo -, nossa fidelidade aos seus ensinamentos. É o dia, também, em que manifestamos a nossa solidariedade ao Papa, com toda a obra de caridade realizada através da coleta de São Pedro, através do óbolo de São Pedro.

Então, convido você a participar conosco desse momento – finalizou dom Paulo -. Seja generoso para que a  igreja possa continuar a fazer a sua caridade. De forma que o Papa possa sustentar as instituições e pessoas que precisam da nossa caridade e do nosso amor.

 

o que é o Obolus de São Pedro

É o chamado Obolus de San Pedro para uma ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como expressão de apoio ao pedido do Sucessor de Pedro para as múltiplas necessidades da Igreja universal e suas obras de caridade a favor dos os mais necessitados.

Os propósitos do Obolo

A contribuição do Obolus ao Papa para o exercício da sua missão universal manifesta-se de duas formas: o financiamento das atividades de serviço desenvolvidas pela Cúria (por exemplo: formação do clero, comunicação, promoção do desenvolvimento humano integral, educação, da justiça, etc.); e o financiamento das inúmeras obras de assistência material direta aos mais necessitados.

O Obolo tem, portanto, um  duplo propósito :

1)      Apoiar a  missão universal do Sucessor de São Pedro , que para realizá-la dispõe de um conjunto de organizações que levam o nome de Cúria Romana (cf. cc. 360-361 CIC) e de mais de cem pontifícios Representações espalhadas por todo o mundo (cf. cc. 362ss. CIC).

2)      Apoiar as  obras de caridade do Papa  em favor dos mais necessitados.

Uso da renda

As ofertas dos fiéis destinam-se a  apoiar as atividades do Santo Padre em favor de toda a Igreja Universal . Essas atividades são realizadas pela Santa Sé. O Papa, como pastor de toda a Igreja, preocupa-se tanto com as  necessidades da evangelização  (espiritual, educacional, justiça, comunicação, caridade política, atividade diplomática …) e com as  necessidades materiais  das dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis de dificuldade grave (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais, educação católica, ajuda aos refugiados e migrantes, ajuda especial às dioceses necessitadas, etc.)

Cada serviço prestado pela Santa Sé e dirigido a toda a Igreja Universal é possível graças ao Obolus , que garante a  atividade dos Dicastérios que auxiliam o Papa todos os dias  no exercício do seu ministério. A fim de acompanhar a máxima eficácia da Cúria e a utilização das ajudas recebidas, nos últimos anos foi lançado um processo de reorganização dos Dicastérios, com o objetivo de minimizar as despesas de funcionamento interno a favor dos afectados a  fins  assistenciais e missionários .

Tradicionalmente, a coleta do Obolus de São Pedro ocorre na solenidade dos Santos Pedro e São Paulo, ou no domingo mais próximo. Na igreja onde participa na Missa, cada fiel é convidado a oferecer a sua contribuição, pequena ou grande, de acordo com a sua disponibilidade e generosidade. Outros arrecadadores de fundos para o Santo Padre  são o  Dia Mundial das Missões , que é celebrado anualmente no penúltimo domingo de outubro; e a  Arrecadação para a Terra Santa , toda Sexta Feira Santa. Para mais informações, visite o site das Pontifícias Obras Missionárias e da Congregação para as Igrejas Orientais .

A contribuição de acordo com o cân. 1271 CIC

O cachorro. 1271 CCC refere-se aos Bispos que, pelo seu vínculo de unidade com o Sucessor de São Pedro e segundo as possibilidades das suas dioceses, são chamados a dar à Sé Apostólica os meios de que necessita para servir a Igreja universal. . Ao contrário do Obolus de São Pedro, a contribuição fornecida por este cânon não tem fins caritativos, mas destina-se exclusivamente às atividades institucionais da Santa Sé. (Fonte: https://www.obolodisanpietro.va/es.html)

 

2021-07-02T21:45:37-03:0002/07/2021|