É celebrado o dia mundial das Comunicações Sociais na Arquidiocese de Brasília

Hoje, toda a igreja rezou em intenção pelo 54 dia mundial da Comunicação. Iniciado em 1967, anualmente refletimos, no dia da Ascensão do Senhor, um tema apontado pelo papa. Neste ano Papa Francisco nos convida a refletir o tema “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10,2). A vida faz-se história”.

 

Em Brasília, a semana da comunicação foi encerrada com a celebração da santa missa, transmitida on-line,  presidida pelo Cardeal Dom Sergio, Administrador de Brasília e concelebrada pelo Pe. João Firmino, pároco da Catedral Metropolitana e coordenador do Setor de Comunicação.

 

E sua homilia, dom Sergio recorda de que “por causa da missão ‘Ide anunciar’ nós temos hoje o dia mundial das comunicações sociais, porque, nós não anunciamos só espontaneamente e   pessoalmente, nós anunciamos através dos meios de comunicação.  A missão da igreja acontece através dos meios de comunicação, […].

 

O Arcebispo, ainda em sua homilia, reforça de que é preciso “contar histórias que edificam, não histórias que destroem, a importância de contar histórias que ajude as pessoas. Por isso, precisamos acima de tudo de ter presente a história das histórias, que é a história do amor de Deus  que está nas sagradas escrituras. Sem essa história na nossa vida, não conseguimos contar histórias que valem a pena. A história das histórias, a história da salvação, a história do amor de Deus por nós.”

 

Finalizando, Dom Sergio adverte que cada um tem a sua responsabilidade no campo da comunicação. “[…] Vamos usar dos meios de comunicação, sobretudo as redes sociais, com maior responsabilidade. As histórias de vida que ali estão, ou as histórias que são contadas, os fatos que são narrados, devem ser sempre baseados no respeito, no amo, do valor ao outro. Nós não podemos jamais permitir que no campo das comunicações sociais, sobre tudo das redes sociais, ao invés de trazer vida, trazer valores cristãos, acabe trazendo problemas, ofensas e desrespeito. Coisas assim não condiz com comunicação feita por Cristãos. ”

 

Veja a homilia completa:

 

O conselho da Pascom Brasília junto ao Setor de Comunicação, para celebrar o dia, enviou aos coordenadores um material para reflexão entre os membros e um card contendo várias fotos que narram os 60 anos da Arquidiocese de Brasília.

 

 

 

 

 

 

 

 

2020-05-24T20:42:10-03:0024/05/2020|