Em Missa, na Catedral Militar Rainha da Paz, Dom Marcony Vinícius toma posse como 5º Arcebispo Militar do Brasil

Na estrutura que fora palco de uma das visitas de São João Paulo II à Brasília e, posteriormente adaptada para ser a Catedral Militar do Brasil, centenas de pessoas, autoridades militares, civis e clericais, aguardavam a chegada do novo Arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira para sua Missa de Posse, na manhã do último sábado (02/04).

No final do corredor formado pelos dragões da independência, entre o estacionamento e a rampa de acesso à Catedral Militar, aguardavam o novo Arcebispo, seu antecessor, Dom Fernando Guimarães, seu Bispo Auxiliar, Dom Jose Francisco Falcão e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gianbattista Diquattro.

 

Na chegada de Dom Marcony Vinícius, a Banda da Força Aérea Brasileira tocou marchas oficiais enquanto o novo Arcebispo Militar, que acumula patentes de General 3 estrelas – e equivalentes em cada uma das forças armadas –, passava em revista pelos dragões da independência e autoridades militares que o aguardavam em frente à Catedral Rainha da Paz. Dom Marcony foi saudado por seu antecessor, seu Bispo auxiliar e pelo Núncio Apostólico que o acompanharam até a entrada da Catedral onde ele beijou o sagrado lenho e, em seguida, aspergiu com água benta os presentes.

Antes de se dirigir à Sacristia, para a paramentação, Dom Marcony foi rezar na Capela do Santíssimo Sacramento onde se deteve, durante alguns instantes, diante do Sacrário e, após, diante do jazigo do construtor da Catedral Militar, segundo Arcebispo Militar, Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, seu pai na fé.

Cerca de trinta bispos, além de padres, capelães, militares e autoridades civis, dentre elas, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, como também, familiares e fiéis estiveram presentes na Celebração que fora iniciada com a leitura do decreto da Nunciatura que formaliza a posse do Novo Arcebispo.

 

O antecessor, Dom Fernando Guimarães e o Núncio Apostólico, conduziram Dom Marcony à Catedral de onde governará a família militar no Brasil no aspecto da religião. Em seguida, o Colégio de consultores dos capelães, em nome do clero castrense, saudou o novo Arcebispo que os conduzirá na missão evangelizadora nos recantos do país.

 

Em sua homilia, Dom Marcony relembrou que as fileiras das forças armadas, são compostas por oficiais filhos de Deus e, por isso, promotores da paz e da concórdia. o arcebispo militar, juntamente com os capelães, que tem o dever de oferecer assistência religiosa aos militares e as suas famílias. Este precioso dom da assistência religiosa parte não simplesmente de uma obrigação moral mas de uma certeza de fé de um testemunho dado com convicção de que sendo homens de Deus nos empenharemos, todos os dias, a igualmente cumprir o nosso Ofício com amor para com as ovelhas a nós confiadas.”

Ao final da Celebração, Dom Marcony agradeceu todos os presentes e foi saudado pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que ressaltou a comunhão com a qual o novo Arcebispo Militar poderá continuar contando com todos os Bispos do regional e da Conferência durante seu pastoreio com a grei militar.

 

Para rever a íntegra da Celebração, veja abaixo em nosso canal do Youtube.

Fotografia: Silvana Pascom Santuário  São Francisco de Assis