Em torno da Palavra de Deus, Arquidiocese de Brasília realiza VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Na manhã deste sábado (06), a Arquidiocese de Brasília reuniu-se para refletir sobre o caminho pastoral que irá percorrer nos próximos anos, através das resoluções da VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O evento aconteceu no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, na BR 070, e contou com a participação de inúmeros delegados de todas as paróquias e setores da arquidiocese.

 

A Assembleia foi presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, que abriu a manhã com a celebração da Lectio Divina, tendo em vista a centralidade da Palavra de Deus nas reflexões do encontro. Na Lectio, Dom Paulo afirmou que: “Queremos ter a palavra de Deus na centralidade da nossa vida. Desde o Concílio Vaticano II, seguindo com a constituição Dei Verbum, a igreja tem feito um grande esforço de colocar a palavra de Deus no centro da sua vida, no centro da vida de nossas paróquias, no centro da vida de nossas comunidades.”

Em seguida, a Coordenação de Pastoral Arquidiocesana apresentou esquematicamente uma avaliação, em forma de síntese, como foi o processo de escuta e composição das discussões do nível paroquial até a chegada na Assembleia. Além disso, explicou como seria feita a dinâmica de votação no novo plano de pastoral.

A partir da compilação das demandas elencadas como prioridade nas assembleias paroquiais, setoriais e temáticas, construíram-se modelos de planos que foram apresentados aos delegados com vistas a que eles pudessem escolher aquele que mais lhes tocou como necessidade pastoral para a Arquidiocese.

Esta votação foi realizada dentro dos grupos, a partir de dispositivos móveis em que os coordenadores e secretários de grupo enviaram as respostas dos delegados para o sistema de contagem. Em seguida, após uma pausa para convivência e lanche, os delegados se reuniram novamente para chancelar o resultado da votação, aclamando o novo plano pastoral da Arquidiocese.

 

VII ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL 2021

Para Júnior Marrocos, ministro da Eucaristia, participar da Assembleia é uma experiência única. “Sinto-me verdadeiramente parte da Igreja, assumindo e vivendo de forma intensa a minha missão de leigo. Pude compreender melhor o meu papel de cristão e me somar a tantos outros nessa nova etapa do Plano Pastoral, estando intrinsecamente ligado à vida comunitária proporcionada no encontro.”

Por fim, foi apresentado o novo Plano de Pastoral da Arquidiocese, que será disponibilizado às paróquias, setores temáticos e pastorais em vista de guiar a ação evangelizadora da Igreja de Brasília nos próximos anos.