Preparada pela Comissão Ecumênica da Indonésia, com o auxílio do Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a SOUC deste ano foi inspirada no livro de Deuteronômio, (Dt 16.11-20), trazendo como tema: “Procurarás a justiça, nada além da justiça”.

Segundo a organização, esta edição retrata a situação atual da Indonésia que está sendo atingida fortemente pela corrupção, bem como acontece com outros países.

“Em particular, a corrupção enfraquece a justiça e a implementação da lei. Movidos por essas considerações, buscamos nas palavras do livro Deuteronômio “procurarás a justiça, nada além da justiça” (veja Dt 16, 18-20), sendo uma forma de reconciliarmos com Deus. Antes do povo de Deus entrar na terra que Deus lhes tinha prometido, eles fizeram a renovação de seu compromisso com a Aliança que Deus estabelecera com eles”, afirmaram.

De acordo com o Conselho Nacional das Igrejas do Brasil (CONIC), a intenção com este evento é promover as relações ecumênicas entre igrejas e a defesa dos Direitos Humanos, além de fortalecer a ideia do diálogo, da valorização da vida humana, da amizade fraterna e da convivência, enquanto entidades que buscam um caminho comum.

Para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), todos os templos cristãos de todo o hemisfério sul são convidados a realizarem celebrações ecumênicas, presididas por líderes religiosos.

Além de rezarem juntas pela unidade, as igrejas cristãs destinarão todo o dinheiro arrecadado nas coletas para o CONIC Nacional. O total recolhido será distribuído da seguinte forma: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional.

“Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21)”, declarou o CONIC, que ainda completou: “A oferta faz parte da celebração. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus”.

Vale destacar que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece a nível mundial em duas épocas: No hemisfério sul, a Semana de Oração (SOUC) é realizada tradicionalmente entre as Festas da Ascensão do Senhor e de Pentecostes. Já no hemisfério norte, é festejada no mês de janeiro.

 

Subsídios

O Conselho Nacional das Igrejas do Brasil (CONIC) disponibilizou alguns subsídios para auxiliar na divulgação, promoção e aprofundamento da edição da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) deste ano.

Os materiais oferecidos são o cartaz, que pode ser baixado em alta resolução clicando aqui. Há também o Ebook, pode ser adquirido no valor de R$10,00, clicando aqui. E ainda tem o caderno de anotação que pode ser adquirido no valor de R$5,00. Os cadernos devem ser encomendados pelo email:  conic@conic.org.br. O pagamento deve ser feito por meio de depósito bancário. Anote os dados: Banco Bradesco / Agência: 0606-8 / Conta Poupança: 112.888-4. Para quem deseja comprar mais de 10 unidades, poderá efetuar o pagamento por meio de boleto.

 

 

Carta das Igrejas-Membro do CONIC sobre a Semana de Oração 2019

 

Procurarás a justiça, nada além da justiça

(Dt 16, 18-20)

A Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 nos convida a celebrarmos a Justiça fundamentada na graça de Deus. Esta justiça nos desafia a olharmos para a complexidade dos problemas da humanidade, a revermos as relações de poder e a compreendermos que os interesses individuais ou de grupos econômicos não podem ser colocados acima dos seres humanos, da integridade da Criação e do bem-estar da humanidade.

A Semana de Oração pela Unidade de 2019 foi preparada pelas igrejas da Indonésia, um país multirreligioso e com uma diversidade étnica surpreendente. No entanto, a pluralidade ao invés de ser motivo de alegria e celebração, tem sido em algumas situações, causa de divisões e agressões. Assim como no Brasil, na Indonésia, o fundamentalismo religioso ou a supremacia de um grupo étnico sobre outro, tem significado forte divisão no país, que também é caracterizado por acentuada desigualdade econômica.

 

As igrejas da Indonésia nos convidam a refletir sobre a justiça a partir da unidade na diversidade, conceito importante para o ecumenismo. A justiça precisa garantir a dignidade e a integridade de todas as expressões culturais e religiosas e precisa zelar pela Criação de Deus.

Talvez estejamos vivendo em um momento da história em que a sobrevivência da Casa Comum está colocada em um risco muito alto. Diariamente, somos alertados e alertadas que precisamos transformar radicalmente nosso estilo de vida, nossas formas de organização, rever nossos valores, e redefinir as prioridades para a humanidade.

Para revertermos as situações de conflito, a agonia pela qual passa a Criação, mais do que nunca, temos a tarefa de superar a compreensão de que os interesses econômicos de poucas pessoas estão acima do bem comum. Da mesma forma, o individualismo não pode ser considerado critério para as relações humanas. Para que a Casa Comum esteja disponível para as gerações futuras, necessitamos recuperar o espírito da coletividade, a solidariedade, empatia, a compreensão de que nós, seres humanos, somos uma pequena parte da Criação de Deus.

No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade Cristã foi preparada pelo CONIC/MG, que nos chama a atenção para um novo crime ambiental provocado pelos interesses econômicos de grupos financeiros que têm na mineração a sua geração de riquezas. É impossível não pensarmos nas pessoas de diferentes tradições de fé e também nas pessoas que não se vinculam a tradições religiosas que perderam amigos, amigas e familiares no rompimento da Barragem do Córrego do Feijão.

Queremos orar para que a Justiça da graça de Deus subverta a justiça humana que nem sempre assegura a reparação às pessoas afetadas pela ação de grandes corporações. Que das vidas interrompidas, pela destruição ambiental provocada pelo rompimento desta barragem sejam colocados acima das perdas financeiras das empresas mineradoras.

Nesta Semana de Oração pela Unidade Cristã queremos orar por todas as famílias afetadas pela mineração. Vamos orar pelas pessoas que dependem do rio Doce, do rio Paraopeba e do Rio São Francisco para sobreviverem. Estes rios sofrem os impactos da exploração mineradora. Que possamos atuar para a recuperação dos rios. Em nossas orações, lembremos dos povos indígenas que também sofrem com esta a destruição e pelas inúmeras famílias camponesas que perderam suas roças.

E, por fim, agradecer pela vida das pessoas que se organizaram para manifestar solidariedade, aos bombeiros e sua coragem e dedicação por recuperar as vidas soterradas.

Que o Deus da Justiça e da Graça nos encoraje!

Em Comunhão Ecumênica,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Pastora Sílvia Beatrice Genz
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Bispo Naudal Gomes
Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Presbítera Anita Sue Wright Torres
Moderador da igreja Presbiteriana Unida do Brasil

Dom Paulo Titus
Arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antoquia

Pastor Paulo César Pereira
Presidente da Aliança de Batistas do Brasil

 

Contato das Igrejas Cristãs Membro do CONIC:

– Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR – www.cnbb.org.br

– Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB – www.ieab.org.br

– Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – www.luteranos.com.br

– Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia – ISOA – www.igrejasiria.webnode.com.br

– Igreja Presbiteriana Unida – IPU – www.ipu.org.br

 

 

Informações:
Local Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
Endereço: SCS Quadra 01 Bloco E edifício Ceará 713 – Brasília
Site: http://www.conic.org.br/
E-mail: conic@conic.org.br / comunicacao@conic.org.br
Telefone: 3321 4034
 

 

Por Gislene Ribeiro