Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

 

Valor e significado do escapulário

Muitos papas e santos recomendaram formalmente aos fiéis católicos que usassem o escapulário do Carmo, incluindo São Roberto Berlamino, Papas João XXII, Pio XI e Bento XVI. Santo Afonso, por exemplo, disse: “Assim como os homens se orgulham de ter outros usando seus uniformes, também a Santíssima Virgem Maria se alegra quando Seus servos usam Seu escapulário como marca de se dedicaram ao serviço d’Ela, e são membros da família da Mãe de Deus”. O papa Pio XII chegou a dizer: “O escapulário é uma prática de piedade que, por sua simplicidade, aplica-se a todos, e que se espalhou amplamente entre os fiéis a Cristo para seus benefícios espirituais”. Em nossa época, o Papa Paulo VI disse: “Que os fiéis tenham em alta conta as práticas e devoções à Santíssima Virgem… O rosário e o escapulário do Carmo, e em outro lugar referiu-se ao escapulário como altamente recomendável por nossos ilustres predecessores”.

 

Condições e rituais ligados ao escapulário

De acordo com a Tradição da Igreja há três condições necessárias para tomar parte neste privilégio e nos demais benefícios espirituais do escapulário do Carmo, guardar a castidade de acordo com seu estado de vida, e rezar o rosário. além do Privilégio Sabatino, o uso do escapulário do Carmo também faz com que a pessoa se torne membro da família carmelita ao redor do mundo, compartilhando de todas as orações e boas obras das ordens carmelitas. Participar da família carmelita também te posiciona em um relacionamento especial com os santos carmelitas, especialmente o profeta Elias, Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, Santa Tereza de Lisieux e, de maneira mais importante, Nossa Senhora do Monte Carmelo. Para receber as bençãos espirituais associadas ao escapulário, é necessário estar formalmente investido do escapulário do Carmo, o que pode ser feito por qualquer sacerdote. Uma vez investido, tem-se perpetuamente tal investidura, sem necessidade de repeti-la. Qualquer um, adulto ou criança, que não foi previamente investido, pode ser investido do escapulário do Carmo.

A promessa da Virgem Maria aos que usarem o escapulário.

Nossa Senhora deu a São Simão um escapulário para os carmelitas, dizendo a seguinte promessa: “receba, meu filho amado, este hábito de tua ordem: isto será um privilégio para ti e para todos os carmelitas. aquele que morrer trajando o escapulário não sofrerá jamais o fogo eterno. Ele será um sinal de salvação, uma proteção dos perigos e uma promessa de Paz.” Outro aspecto importante em usar o escapulário é o Privilégio Sabatino, que diz respeito a uma promessa feita por Nossa Senhora ao Papa João XXII. Em uma bula, ele relatou uma visão que teve, declarando o que a Santíssima Virgem havia lhe dito a respeito dos que usassem o escapulário do Carmo: “Eu, a Mãe da Graça, virei no sábado seguinte após sua morte e libertarei a quem encontrar no purgatório, de modo que eu possa guiá-lo ao santo monte da vida eterna.”

 

Leia também

 

2020-07-16T11:40:47-03:0016/07/2020|