Data

14/01/2021
Expired!

Tempo

All Day

Arquidiocese de Brasília celebra 61 anos de Criação.

No próximo dia 16 de Janeiro, a Arquidiocese de Brasília celebrará com júbilos, seus 61 anos de criação. A missa em ação de graças será na Catedral de Brasília, às 10h00.

Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, presidirá sua 1° missa em Louvor e Ação de Graças por esta data junto ao seus bispos auxiliares.

A celebração é aberta ao público seguindo todos os protocolos de segurança para conter o avanço da COVID-19.

Aos que não puderem estarem presentes, poderá acompanhar, ao vivo, pelo Facebook da Arquidiocese e pela ondas da Rádio Nova Aliança, 710 AM e 103,3 FM.

Criada três meses antes da inauguração da Capital Federal

A Arquidiocese de Brasília foi criada no dia 16 de janeiro de 1960, por meio da bula “Quandoquidem Nullum” do Papa João XXIII. O primeiro bispo foi Dom José Newton de Almeida, nomeado a 12 de março de 1960.

A sede física da Arquidiocese de Brasília está localizada na Cúria Metropolitana, que abriga os departamentos responsáveis pela parte administrativa, pastoral, judicial e de comunicação da Igreja de Brasília.

A Igreja de Brasília, junto à (arqui)dioceses do Estado do Goiás, compõe o Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cuja Sede fica localizada em Goiânia. E junto à Diocese de Uruaçu – GO, Diocese de Luziânia – GO e Diocese de Formosa – GO, a Arquidiocese compõe a Província Eclesiástica de Brasília.

A Arquidiocese possui uma estrutura composta de leigos e religiosos para cumprir a sua missão evangelizadora. Possui 152 paróquias, 1 Área Pastoral, 1 Capelania; mais de 250 sacerdotes seculares incardinados e residentes e cerca de 130 sacerdotes religiosos, além de mais de 100 diáconos permanentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.