Fateo promove I Congresso Regional de Teologia e Humanidades em Brasília

A Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO) promove nos dias 5,6 e 7 de dezembro o I Congresso Regional da Fateo, com o tema: Teologia e Humanidades: a crença em sua multiplicidade.

Segundo a organização, o Congresso tem como objetivo, provocar os pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação a discutir a ação da Teologia enquanto eixo plural humano, enquanto sua temporalidade de possibilidades e a religião em suas mais diversas expressões, além de proporcionar a formação de pessoas capacitadas ao exercício da Teologia, com a finalidade de participar de modo crítico reflexivo com atuação na comunidade eclesial e na sociedade em geral.

O Congresso reunirá um número significativo de teólogos, cientistas da Religião, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de áreas afins, tanto em nível regional como nacional. Tem como público alvo pesquisadores, estudantes de graduação, seminaristas, estudantes de Pós-Graduação, grupos religiosos e interessados.

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://www.even3.com.br/icongressofateo

O valor da participação para alunos e egressos da Fateo é de R$30,00. Para os demais interessados o valor do ingresso é R$50,00.

Para o organizador do evento, professor e Doutor em Filosofia, Robson Pedro Veras, “o I Congresso Regional da FATEO ocorre no cerne das atividades acadêmicas letivas, propostas pela Faculdade. Esse Congresso inaugura um complexo de atividades a qual a FATEO passa a se ocupar a partir de 2018 de forma sistemática. Implica-nos dizer que o Congresso em sua primeira edição, sistematiza o acúmulo acadêmico e científico produzido nos últimos anos.”, explica o professor.

Ainda segundo Robson Veras, as sociedades atuais necessitam discutir e debater sobre direito e democracia, religião e teologia. “Hoje, a atual sociedade apresenta desafios que tocam questões fundamentais, sobretudo na ótica do direito, da democracia, nas causas sociais, na multiculturalidade que tece o nosso contexto e em temas que exigem uma postura nova e um olhar mais profundo da realidade. Debater Teologia ou Religião no DF parece ser uma ação natural. Segundo o IBGE o Distrito Federal, em 2017, possuía 3.039.444 habitantes. Destes 1.455.134 declaram-se católicos, 690.982 evangélicos e 89.836, espiritas. A soma destas três formas de percepção religiosa, por si só, somam 74% da população. O número define a importância material que o debate sobre a Teologia possui em Brasília. Por isso, o Congresso também se justifica por sua preocupação social em oferecer à toda comunidade brasiliense, e de seu entorno, uma visão humanizada de si e do outro.”

O professor Robson será um dos palestrantes do Congresso, juntamente com outros doutores, teólogos e filósofos. O Arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha e o bispo auxiliar dom Marcony Ferreira também irão participar do evento.

Para saber mais sobre o I Congresso da Fateo acesse: https://www.even3.com.br/icongressofateo ou ligue para 3345 0102

 

Por Kamila Aleixo

 

 

2018-11-29T11:27:10-02:0029/11/2018|