Festa de São Marcos

Hoje (25), a igreja celebra a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos.

São Marcos, na Igreja primitiva, fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou, no poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

Marcos foi considerado o “estenógrafo” de Pedro e seu Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 60. Segundo a tradição, ele transcreveu a pregação e as catequeses de Pedro, dirigidas, sobretudo, aos primeiros cristãos de Roma; porém, ele as escreveu sem elaborá-las ou adaptá-las a um esquema pessoal. Eis porque o seu Evangelho demonstra a vivacidade e a singeleza de uma narração popular. A língua era o grego, a mais falada naqueles tempos; o objetivo das suas narrações era mostrar o poder de Jesus Cristo, Filho de Deus, que se manifesta na realização de muitos milagres.

 

Na Arquidiocese de Brasília

A paróquia que leva o nome do santo, paróquia Evangelistas São Marcos e São Lucas, localizada no Setor P. Norte, em Ceilândia, celebrará mídias solene transmitida pelas missas sociais, hoje (25), às 15h00.

Inúmeras graças foram alcançadas ao longo dos 40 anos de criação da paróquia. Dona Maria, uma das primeiras paroquianas, conta sua experiencia de fé pela devoção ao santo padroeiro:

Meu nome é Maria das Dores da Conceição, tenho 93 anos. Sou umas das primeiras paroquianas da Paróquia dos Evangelistas São Marcos e São Lucas. Quando cheguei aqui não existia Paróquia nem pároco. Aos domingos, participava das Santas Missas na Paróquia São Francisco, em Ceilândia. Mas logo veio um padre e nossa comunidade foi crescendo. Tive a graça de participar da assembléia onde foi escolhido os nomes de nossos padroeiros. Nosso frade, na época, Frei José Maria deu início perguntando aos presentes qual santo cada um desejaria. Ali foi apresentado vários nomes de santos mais populares, por fim, ele apresentou os nomes de São Marcos e São Lucas. Confesso que eu e a maioria não conhecia esses santos e foi uma grande polêmica. Foram definidos São Marcos e São Lucas seriam nossos padroeiros. Nossa comunidade foi crescendo e graças a

São Marcos, um grande evangelista, hoje em nossa comunidade a evangelização é o maior foco. Minha trajetória em minha comunidade foi marcada pela implantação do círculo Bíblico, introduzido aqui por irmã Cida da Congregação Irmãs Pastorinhas. Participei da primeira reunião deste movimento e quase não tinha operários para esse trabalho de evangelização. Logo ela me olhou e disse: “A senhora Dona Maria será uma das coordenadoras dos Círculos.”, respondi: “É impossível pois não sei ler.”. Ela replicou: “Mas tem São Marcos Evangelista como intercessor.”. Assim, pedi a São Marcos que me ajudasse nesta missão. Iniciamos nossas reuniões nas casas da comunidade, pedia para alguém ler as leituras bíblicas e eu, com a intercessão de São Marcos, fazia a reflexão. Com isso, minha família foi se envolvendo também com os trabalhos pastorais. Hoje, para honra e glória do Senhor e com a intercessão de São Marcos, nossa comunidade cresceu.

O vigário da paroquia, Frei Alex Nunes, por ocasião ao dia festivo, gravou uma mensagem especial contando um pouco da história deste santo:

 

Ouça:

 

Oração a São Marcos

“Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bênçãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Mídias sociais da paroquia:

Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCJBSRCm_ZeeU4W99XRFz3KA

FaceBook

https://www.facebook.com/psmsl.ofm

Instagram

https://www.instagram.com/psmsl.ofm/

 

São Marcos, rogai por nós.

 

Por Pollianna Carla

Com informações Vaticam News

Depoimento e vídeo – Pascom São Marcos e São Lucas

2020-04-25T10:14:03-03:0025/04/2020|