Após dois anos sem a Tradicional festa do Divino, devido à pandemia do Covid-19, mais de dois mil devotos reuniram-se antes mesmo de o sol raiar na manhã deste sábado, 04/6, para o Giro do Divino, na cidade de Planaltina. A festa que recorda o nascimento da igreja com a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos, em Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa, é Patrimônio Cultural Imaterial do DF, por meio do Decreto n 34.370, 17 de maio de 2013.
Centenas de devotos saíram pelas ruas em cortejo com as bandeiras do Divino, rezando e cantando, rumo a Praça da Paróquia São Sebastião, para o encontro das bandeiras, ponto alto do encerramento da tradicional festa do Divino.
Em sua 140°edição, a Festa do divino de Planaltina é a segunda maior celebração Católica na cidade, atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha. Nesta edição, a comunidade contou com a presença do Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.
Para o arcebispo, “essa caminhada significa dizer que o Espirito é aquele que sempre nos coloca numa dimensão de caminhar; caminhar rumo a Jesus Cristo, caminhar no amor de Deus.”
“É Deus presente em nós !
É Deus que habita no coração de cada um de nós,
fazendo com que nos doemos com alegria .
Participar com beleza na vida desta comunidade .
Que essa caminhada até a paróquia São Sebastião nos relembre que é o Espírito Santo quem nos faz caminhar como amigos e amigas de Deus”, fala Dom Paulo frente a casa de um dos festeiros.

Dom Paulo, como um bom Pastor, esteve junto ao povo das paróquias São Sebastião, Santa Rita de Cássia, Divino Espírito Santo, São Vicente de Paulo e Nossa Senhora de Nazaré.
Com informações Pascom Divino Espírito Santo