Formação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 2021

A Arquidiocese de Brasília promoverá Formação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 2021 no dia 27/02/2021 das 08h30 às 13h no auditório central da Universidade Católica de Brasília – QS 07 – Lote 01, EPCT – Taguatinga, Brasília.

Devido à Pandemia do Covid 19, poderão participar de forma presencial alguns representantes de pastorais e/ ou movimentos por paróquia a serem indicados pelo pároco.  Aqueles que desejarem participar de forma virtual, a formação será transmitida pelo Canal do YouTube da arquidiocese de Brasília.

Na ocasião será apresentado o texto base, assim como, estratégias de ações para animação da Campanha nas comunidades.

 

Campanha da Fraternidade 2021

Com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. E o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2, 14).

 

Objetivo da campanha

 

O seu objetivo geral é “convidar as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e

identificarem um caminhar para superar as polarizações e violências, através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade da diversidade.”(CF 2021, T.B.).”

O cartaz faz referência ao formato de uma ciranda. Ou seja, todos juntos, de mãos dadas, mantendo a mesma direção. Nesse sentido, não há primeiro ou último lugar, mas sim uma unidade.

 

 

 

 

 

Material de apoio para aprofundamento 

 EDIÇÕES CNBB

  1. Texto-Base e material para formação e divulgação da CFE 2021 (https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2021 )

 

 DOCUMENTOS DO VATICANO

  1. DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO SOBRE O ECUMENISMO – Papa Paulo VI – 21 de novembro de 1964 (http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19641121_unitatis-redintegratio_po.html )

 

  1. CARTA ENCÍCLICA UT UNUM SINT DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II SOBRE O EMPENHO ECUMÉNICO – 25 de maio de 1995 (http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25051995_ut-unum-sint.html )

 

 FALAS DOS PAPAS SOBRE AS CAMPANHAS DA FRATERNIDADE

 

  1. CNBB – O que os PAPAS FRANCISCO, BENTO XVI e SÃO JOÃO PAULO II disseram sobre a Campanha da Fraternidade em mensagens enviadas à Igreja no Brasil (site da CNBB) – https://www.cnbb.org.br/o-que-os-papas-francisco-bento-xvi-e-sao-joao-paulo-ii-disseram-sobre-a-campanha-da-fraternidade-em-mensagens-enviadas-a-igreja-no-brasil/

 

DOCUMENTOS DA CNBB

 

  1. CNBB – Nota oficial da Presidência da CNBB sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 – Brasília, 09 de fevereiro de 2021 – (https://www.cnbb.org.br/presidencia-da-cnbb-divulga-nota-sobre-a-campanha-da-fraternidade-ecumenica-2021/ )

 

  1. Referências Católicas que não te Contaram sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 – Brasília, 09 de fevereiro de 2021 – https://www.cnbb.org.br/referencias-catolicas-que-nao-te-contaram-sobre-a-cfe-2021/

 

  1. Conheça o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, criado com Recursos das Campanhas da Fraternidade – https://www.cnbb.org.br/conheca-o-fundo-nacional-de-solidariedade-o-fns-criado-com-recursos-das-campanhas-da-fraternidade/

 

  1. Arcebispo de São Paulo Cardeal Odilo Scherer – Campanha da Fraternidade 2021 – “Sem a Fraternidade nossa fé em Deus pode estar sendo vazia

 

  1. Campanha da Fraternidade 2021 – Texto-Base, vídeos aulas e outros subsídios (https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2021 )

 

 

Hino da CFE 2021

Em seguida, assista ao vídeo com a música oficial da CFE 2021. Ela remete ao significado mais profundo da paz, em consequência da unidade entre os seres humanos:

 

Hino da campanha:

  1. Venham todos, vocês, venham todos,

Reunidos num só coração, (cf. At 4, 32)

De mãos dadas formando a aliança,

Confirmados na mesma missão. (bis)

 

Ref.:

Em nome de Cristo, que é a nossa paz!

Em nome de Cristo, que a vida nos traz:

Do que estava dividido,

unidade ele faz!

Do que estava dividido,

unidade ele faz! (cf. Ef 2,14a)

 

  1. Venham todos, vocês, meus amigos,

Caminhar com o Mestre Jesus,

Ele vem revelar a Escritura

Como fez no caminho à Emaús. (cf. Lc 24) (bis)

 

  1. Venham todos, vocês, testemunhas,

Construamos a plena unidade

No diálogo comprometido

Com a paz e a fraternidade. (bis)

 

  1. Venham todos, mulheres e homens,

Superar toda polaridade,

Pois em Cristo nós somos um povo,

Reunidos na diversidade. (bis)

 

  1. Venham jovens, idosos, crianças

E vivamos o amor-compromisso

Na partilha, no dom da esperança

E na fé que se torna serviço. (bis)

 

Aprenda

Baixe a letra e a partitura do hino da CFE 2021.

 

2021-02-24T10:00:41-03:0019/02/2021|