Formação sobre fé é promovida pela Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro realizou o primeiro evento do ano neste último sábado, 16/02,

Estamos falando da palestra “Crer para conhecer e conhecer para crer: A necessidade de crescer na fé pelo conhecimento”, que foi ministrada pelo bispo auxiliar dom Marcony Vinícius Ferreira, na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na L2 Sul.

A atividades tiveram início às 15h, seguida da Santa Missa, presidida por dom Marcony, às 17h.

De acordo com os organizadores, esse evento seguiu a filosofia da Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro, que é oferecer formação católica acessível a todos, sem descuidar da profundidade e da fidelidade à Igreja, como enfatizaram abaixo.

“Esta palestra teve por objetivo mostrar aos católicos a importância de buscarem uma formação continuada para conhecer melhor sua própria fé e, assim, vivê-la melhor”, informaram.

Veja o vídeo da formação logo abaixo:

Escola de Formação PermanentePalestra com D. Marcony

Posted by Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês on Saturday, February 16, 2019

Vídeo produzido pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês

O encontro foi também uma oportunidade de apresentar a Escola de Formação do Vicariato Centro e as atividades que serão promovidas por ela ao longo deste ano, como variados minicursos e formações, sobre temas diversos.

Clique aqui e veja as fotos do evento.

 

Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro nasceu como uma resposta concreta às necessidades apontadas pelo planejamento arquidiocesano, uma vez que a questão da formação dos fiéis leigos é uma preocupação fortemente indicada no Plano Pastoral da Arquidiocese de Brasília – 2017-2020.

O próprio Papa Francisco, quando esteve no Brasil, em 2013, disse: “Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional, e que sejam o verdadeiro coração para o Episcopado, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis” (Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

Por isso foi criada a Escola, que quer ser um órgão de integração, que venha a promover a comunicação e o compartilhamento da Vida Cristã, do Apostolado e da Formação, desenvolvendo, integrando e acompanhando iniciativas e espaços de formação, que levem ao aprofundamento no conhecimento do conteúdo e da vivência da fé.

A Escola é coordenada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Centro, que atualmente é o Pe. Paulinho, da Paróquia Bom Jesus, que conta com uma equipe de leigos para auxiliá-lo. Tudo sob supervisão do bispo auxiliar, dom Marcony Vinícius Ferreira.

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro não tem uma sede física, mas funciona principalmente em quatro paróquias que representam os 4 setores do Vicariato Centro. São elas: Santa Cruz e Santa Edwiges (905 Sul), no Setor I; Sagrado Coração de Jesus  e Nossa Senhora das Mercês (615 Sul), no Setor II; Imaculado Coração de Maria (Park Way), no Setor IV; e Nossa Senhora do Rosário (Lago Sul), no Setor XI.

Este ano, além de promover diversas formações, a Escola quer ampliar o projeto “Escola em Saída”, que promove, desde o segundo semestre de 2018, minicursos em outras paróquias do Vicariato.

Para saber mais, entre em contato no número: 61 99610-6632 (apenas para mensagens via Whatsapp) ou pelo email: escoladeformacaovc@gmail.com.

 

 

Fotos: Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês

Por Gislene Ribeiro

2019-02-19T17:12:18-03:0019/02/2019|