Hoje (26) a igreja celebra o Dia dos Avós

Hoje,26/7, a Igreja celebra o dia de São Joaqyuim e Sant’Ana pais da virgem Maria, avós de Jesus. Por ocasião, nesse dia celebra-se o Dia dos Avós. A devoção a esses santos acontecem desde o século VI.

De forma especial, o papa Francisco afirma que os avós na família são os depositários e, muitas vezes, testemunhas dos valores fundamentais da vida. Em seu Instagram, o santo padre publicou que “quão importantes são eles na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade!”

Na maioria dos lares cristãos, os avós  transmitem as antigas tradições e memórias.  Também são aqueles que ensinam os netos ou a netas, as orações, as tradições familiares e religiosas.

Foto feita pelo neto para enviar a família de Dona Emilia, de 91 anos

Na contramão do isolamento, Millena Lopes, agente de Pascom na Paróquia Imaculado Coração de Maria – Park Way, conta que um neto teve de se mudar para ficar exclusivamente com a avó, Dona Emilia, de 91 anos. “Afetuosa como é, ela tem tido dificuldade em compreender o motivo de tantas restrições. Como privá-la do abraço apertado? Como privá-la do beijo?”, conta a neta que está sem vê-la há seis meses.
Para encurtar a distância, a família se comunica por vídeos, ligações e fotos. “E ela, que pergunta todos os dias se já pode se sentar na porta de casa, vai passando o tempo na velha cadeira de fio, entre agulhas, linhas e ‘améns'”, conta a neta, que diz ter herdado a devoção a Nossa Senhora da avó, que é muito religiosa. “Sim, ela borda o dia inteiro; menos aos domingos, que é dia do Senhor. E, enquanto borda, acompanha toda a programação das TV católicas. Dá notícia de tudo quanto é oração, pregação e liturgia. Vó Emília é um tesouro que está guardadinho lá no interior da Bahia”, conclui, emocionada.

 

Que Sant’Ana e São Joaquim sejam intercessores de todos os avós!

 

2020-07-25T22:23:25-03:0026/07/2020|