I Encontro Arquidiocesano de Estudantes Católicos acontece neste sábado (21/05)

Neste próximo sábado (21/05), o Setor Educação, Cultura e Catequese da Arquidiocese de Brasília realiza o I Encontro Arquidiocesano de Estudantes Católicos de Ensino Médio e Superior na Universidade Católica (UCB) de Brasília, das 9h às 17h.

 

O Assessor do Setor, Padre Paulo Rogério Fernandes dos Santos, fala sobre a ideia desta iniciativa e como ela pode ajudar os estudantes católicos, sobretudo neste ano de eleições. “A ideia do encontro, em si, é antiga. Do modo como até então a Pastoral Universitária acontecia em Brasília a proposta do encontro de estudantes em nível arquidiocesano vinha da necessidade de extrapolar as ações evangelizadoras da Igreja junto à essa parcela considerável da comunidade acadêmica para além do contexto das instituições de ensino superior.”, afirmou o padre, que continua: “Desde que surgiu a ideia em 2018, quando a Igreja do Brasil instituiu o Ano do Laicato, e foi elaborado o projeto do encontro não tivemos condição de realizá-lo. Logo veio a pandemia do novo coronavírus, em 2019, e o projeto foi engavetado. Com a graça de Deus, vemos agora em 2022 em cenário relativamente mais favorável com a crescente diminuição dos casos de contágio com a COVID-19 e o relaxamento das medidas sanitárias de distanciamento social para o enfrentamento dessa doença. O pano de fundo temático do encontro continua o mesmo: a vocação e a missão do leigo no mundo. Mas sofreu um retoque, tendo em vista que estamos em ano de eleições, para focar na formação da consciência política do leigo.”

 

 

Padre Paulo Rogério faz um pequeno resumo das palestras que aconteceram durante todo o dia no encontro sistematizando aquilo que é o objetivo principal do evento: a conscientização dos fiéis leigos acerca da sua vocação e missão na Igreja e no mundo e, neste ano, em especial, no que diz respeito a vida política da sociedade, tendo em vista o que afirmou o Santo Padre em um encontro com estudantes em Roma quando afirmou que a política “é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum, pois o amor é político, isto é, social, para todos” (Papa Francisco por ocasião de sua visita à sede da fundação Scholas Occurrentes em Roma, 20 de maio de 2020)

 

“Os temas das palestras, assim sendo, foram pensados para, de um modo geral, mas focado, ajudar os participantes a, numa intensificação progressiva suave, crescer na compreensão de sua própria vocação e missão laical na construção de comunidades de fé vivas e vibrantes e de uma sociedade mais justa e fraterna.”, afirmou o Padre.

 

“A primeira palestra, ‘A Identidade Eclesial e a Espiritualidade Cristã do Fiel Leigo’, ministrada por Dom José Aparecido, irá dar aos leigos a noção exata de seu status eclesial, o que significa concretamente no linguajar da Igreja ser um “leigo”, e de sua espiritualidade, que é esse modo específico de viver a nossa relação com Deus, que consiste em viver sua filiação divina (essa, aliás, é a espiritualidade cristã no geral), isto é, se esforçarem pela graça dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) para serem “filhos no Filho” (Ef 1,5; Jo 1,12) no seu dia-a-dia.

A segunda palestra, ‘A Responsabilidade na Igreja e na Sociedade do Fiel Leigo’, ministrada por mim, será sobre como o leigo pode concretamente viver sua vocação, de filho de Deus e testemunha de Cristo, e cumprir sua missão, de evangelizar, na Igreja e no mundo.

A terceira palestra, ‘A Atuação Política do Fiel Leigo no Magistério do Papa Francisco’, ministrada por Dom Paulo Cezar Costa, será uma exposição do pensamento político do Papa à partir de sua Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), sobre a fraternidade e amizade social (03 de outubro de 2020), a mais recente das chamadas “encíclicas sociais” dos papas.

Por fim, a quarta e última palestra, ‘A Importância da Doutrina Social da Igreja (DSI) na Formação da Consciência Política do Fiel Leigo’, ministrada pelo Pe. André Cristiano Zaccheo, será uma exposição da DSI adaptada ao público-alvo do encontro de modo a facilitar a compreensão e prática dos princípios sociais da Igreja no exercício da cidadania.”, concluiu o sacerdote que também é Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Expansão do Setor O na Ceilândia.

 

Aos estudantes de Ensino Médio e Superior interessados, ainda é possível se inscrever acessando o link a seguir. A inscrição tem um valor simbólico de R$ 10,00 para arcar com os custos básicos do evento (que não incluem alimentação que deverá ser adquirida pelos participantes de forma livre nos arredores da Universidade), o valor deverá ser quitado na chegada ao evento, na realização do check-in. Além disso, a organização informa que os participantes receberão um certificado de 6 horas complementares para fins acadêmicos.

 

I Encontro Arquidiocesano de Estudantes Católicos de Nível Médio e Superior

Data: 21/05/2022 (Sábado)

Horário: 9h às 17h

Local: Auditório G da Universidade Católica de Brasília (UCB) – Taguatinga

Inscrições: https://forms.gle/gpi8ywim7gxEQymf9

Mais informações: Instagram @setoruniversitariobsb