Igreja celebra 5º aniversário de Ordenação Episcopal de dom Marcony

A Igreja de Brasília se reuniu no início da tarde de hoje para a celebração da Santa Missa em ação de graças pelo 5º aniversário de ordenação episcopal de dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Presidida pelo próprio bispo, a Celebração foi precedida de Via Sacra e contou com a participação de padres, diáconos, religiosas e leigos.

Com uma feição alegre e ligeiramente emocionado, o bispo narrou a sua história de amor e ligação com a Catedral, Arquidiocese de Brasília e a Capital Federal.

“Quis Deus que eu aqui, em Brasília, nascesse e vivesse. Que eu vivenciasse a minha vocação aqui. Ainda menino, quando era acólito, a Catedral já era a minha paróquia.  Aqui sempre foi minha casa. Em 1988, eu realizei o sonho da minha ordenação sacerdotal, pena que não pôde ser aqui na Catedral, que estava trocando os vitrais. A Cerimônia foi então, na dom Bosco. Eu não sabia que Deus guardava algo muito maior, e que a minha ordenação episcopal, naquele 2014, fosse aqui, na Igreja Mãe de Brasília”, contou o bispo.

Dom Marcony revelou ainda porque escolheu o dia 12 de abril para a ordenação episcopal.

“Eu queria muito que a ordenação episcopal fosse no dia 19 de março, Dia do Glorioso São José, mas a data havia ficado muito próxima ao anúncio da nomeação, e dom Sergio disse que não daria tempo de preparar a Cerimônia. Então, sugeri que fosse no dia 1º de maio, também dia de São José, e dom Sergio disse que estava muito longe e que queria que eu já estivesse ordenado bispo para a Semana Santa. Só me restou o dia 12 de abril”, disse o bispo aos risos.

Em seguida, o bispo agradeceu aos presentes e todos que ajudaram na preparação e organização da santa Missa.

Agradeço a todos aqui presentes. Meus filhos mais amados, os sacerdotes, obrigado pela presença. Aos santos diáconos, às religiosas, esposas de Cristo, a minha gratidão. O meu muito obrigado aos fieis desta Arquidiocese e aos meus familiares que aqui estão. Agradeço a Catedral, no nome do pároco Pe. João Firmino, e a todos que ajudaram a realizar esta celebração. A todos o meu muito, muito, muito obrigado.

Por fim, dom Marcony pediu que a comunidade continuasse rezando por ele.

“O maior presente que vocês podem me dar, é a oração. As ovelhas santificam o Pastor. Por isso, rezem pelo Papa, por dom Sergio, pelos meus irmãos auxiliares, por mim e pelas vocações sacerdotais em nossa Arquidiocese”.

Ao final da celebração, dom Marcony recebeu presentes dos fieis, entre eles, um vazo de rosas, que ele depositou aos pés de Nossa Senhora Aparecida, e um báculo. E antes de deixar a Catedral, ele recebeu o cumprimento de todos os presentes.

Parabéns, dom Marconyr, por essa celebração em sua vida sacerdotal!
Obrigada por cumprir sempre com perseverança a missão de evangelizar que Deus lhe deu!

Clique aqui e veja as mensagens de felicitação a dom Marcony.

Para ver as fotos da celebração, clique aqui.

 

Biografia

Em 03 de dezembro de 1988, aos 24 anos, foi ordenado sacerdote, tornando-se o primeiro padre nascido e consagrado em Brasília.

Foi professor de Teologia na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília. E em 2011, tornou ao Vaticano para terminar a sua dissertação de mestrado em Liturgia, iniciada em 1996.

Na época, precisou parar o seu projeto para que pudesse servir a Catedral de Brasília, a pedido do cardeal dom José Freire Falcão, então arcebispo da cidade.

Somente em 2011, com dom João Braz de Aviz como arcebispo da Arquidiocese, Marcony voltou ao Vaticano para terminar o mestrado em Liturgia. O retorno à Brasília aconteceu um ano e meio depois, em junho de 2012. Na ocasião, ele assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato Centro da Arquidiocese, à pedido do cardeal dom Sergio da Rocha.

Em dia 28 de agosto de 2013, o cardeal dom Sergio indicou dom Marcony Ferreira, que na época era monsenhor, para Vigário Geral e Moderador da Cúria Metropolitana de Brasília.

Em 2014, no dia 19 de fevereiro, Marcony foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco. A cerimônia de Ordenação Episcopal aconteceu em 12 de abril, também na Catedral Metropolitana, e reuniu 2,5 mil pessoas.

Em 2015, dom Marcony fundou o grupo Fratelli Uniti, que quer dizer ‘’Irmãos Unidos’’, que ajuda a arrecadar fundos para eventos e projetos arquidiocesanos, principalmente para as festas de Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida.

 

Por Gislene Ribeiro

2019-04-15T16:41:34-03:0015/04/2019|