Igreja celebra hoje o Dia de São Sebastião, Defensor da Igreja

Sebastião nasceu em Narbone, na França, no ano de 256. Ainda muito pequeno, mudou-se para Milão, na Itália, cidade de origem de seus pais.

O rapaz cresceu forte, muito educado, bondoso e piedoso na fé. Trazia no coração o desejo ardente de zelar pela vida dele, dos familiares e dos irmãos cristãos.

E naquela época, os cristãos eram vistos como inimigos pelos romanos, sendo perseguidos, torturados e mortos. O imperador Diocleciano não permitia cristãos em seus territórios. Todos os cristãos descobertos eram levados ao Coliseu onde eram devorados por leões ou mortos em lutas com os gladiadores.

Para acompanhar e levar um pouco de consolo aos cristãos presos, enfraquecidos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente por conta das torturas e perseguições sofridas pelo império romano, Sebastião resolveu servir o exército.

À frente do serviço militar, o jovem poderia ter contato com os prisioneiros, além de assegurar a eles a salvação ao passar por todo aquele martírio.

Por ser muito competente, zeloso e valente, além de querido e apreciado pelo imperador Diocleciano, Sebastião passou rapidamente de soldado para Capitão da Guarda pessoal do imperador.

Ao descobrir a ligação de Sebastião com os prisioneiros, o imperador condenou o capitão à morte, sob acusação de traição. Mas antes da sentença, o imperador tentou persuadir Sebastião a renegar Deus e adorar outros deuses, como era normal entre os romanos, mas o jovem se negou e o imperador ordenou a morte por flechada.

Sebastião foi, então, amarrado em um tronco de árvore, alvejado por flechas e sangrou até perder a consciência. Pensando que ele havia morrido, os soldados foram embora.

Uma senhora piedosa resolveu dar um enterro digno ao suposto morto. Ao desamarrá-lo a mulher descobriu que o jovem ainda estava vivo. A mulher então o levou para casa e cuidou dos ferimentos dele, até que se melhorasse.

Depois de restabelecido, Sebastião procurou Diocleciano, recriminando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e também para mostrar o poder de Deus de salvá-lo da morte; aconselhando-o abandonar os outros deuses para adorar somente o verdadeiro e único Deus.

Vendo aquilo, o imperador ordenou que os soldados levassem Sebastião para um circo, onde ele foi duramente torturado, açoitado e espancado com pauladas e boladas de chumbo até a morte.

Após morto, em 20 de janeiro de 286, o corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Uma mulher, de nome Luciana, que mais tarde se tornaria santa, resgatou seu corpo, limpou-o e sepultou-o nas catacumbas.

Em 680, as relíquias foram solenemente transportadas para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, permanecendo lá até hoje.

Para celebrar o Dia de Santo Soldado, modelo de cristão, as paróquias de Brasília realizam grande festividade. Veja abaixo.

 

Oração de São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão. Hoje nós viemos pedir vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que nós sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi a Ele por nós para que aumente nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei nossas plantações e nossos rebanhos que são dons de Deus para o nosso bem, para o bem de todos. E defendei-nos do pecado que é o maior mal, causador de todos os outros. Assim seja.

 

Homenagens nas Paróquias

Para homenagear o padroeiro, as paróquias dedicadas a ele celebram Santa Missa festiva hoje. Veja os horários abaixo:

Paróquia São Sebastião – Brazlândia

– 20/01 – 19h – Santa Missa Solene presidia pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, às 19h.

Paróquia São Sebastião – Taguatinga

– 20/01 – 17h – Missa Solene precedida de procissão Às 16h.

Paróquia São Sebastião – Planaltina

– 20/01 – 19h – Missa Solene, com procissão saindo às 17h.

Paróquia São Sebastião – Gama

– 20/01 – 18h – Missa Solene

 

Leia mais:

– Programação Completa da Festa de São Sebastião: Novenas, procissões e festejos celebram São Sebastião

 

São Sebastião, rogai por nós!

 

Por Gislene Ribeiro

2019-01-21T11:37:48-02:0020/01/2019|