Igreja celebra o fechamento oficial do Ano Nacional do Laicato neste domingo, 25/11

A Arquidiocese de Brasília convida a comunidade a participar do encerramento oficial do Ano Nacional do Laicato, que acontecerá neste domingo, 25 de novembro, na Catedral Metropolitana de Brasília.

As atividades terão início a partir das 15h30, com a exposição de temas pelos bispos dom Valdir Mamede, dom José Aparecido Gonçalves e dom Marcony Vinícius Ferreira. E para marcar o fim do Ano do Laicato, o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa às 18h.

Representando o Vicariato Norte, o Santuário São Francisco de Assis, também comemorará o fechamento do Ano dedicado aos leigos com Santa Missa no dia 15 de novembro, em ocasião do feriado da Proclamação da República. A celebração será presidida às 19h, por dom Valdir Mamede, bispo referencial do Vicariato Norte, e concelebrada pelo padre Cristiano Soares Sanches Vigário Episcopal e pelos demais padres do Vicariato Norte.

O Ano Nacional do Laicato foi instituído ainda em 2017 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e motivado pelo Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), em resposta a um pedido do Santo Padre, o Papa Francisco: fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.

Na Arquidiocese de Brasília, o ano dedicado aos leigos foi aberto oficialmente na manhã do domingo, dia 26/11/17, durante Santa Missa presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

A abertura do ano dos leigos foi realizada no dia em que também foi comemorado o Dia do leigo e a Solenidade de Cristo Reio do Universo. As duas festas mencionadas acima são festejadas anualmente no último domingo do ano litúrgico, como foi estabelecido pela Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), em 1991, com o intuito de recuperar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja e o laicato brasileiro.

Ao longo deste ano festivo, os fieis foram convidados, com mais frequência, entusiasmo e vigor, a renovarem o compromisso assumido com batismo, de evangelizar, levando o nome de Deus aos quatro cantos do mundo, e aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos e atender a convocação para o trabalho na messe do Senhor, construindo o Reino de paz e de justiça.

Para isso, Paróquias, Pastorais, Movimentos e Serviços realizaram, durante esse período, diversas reuniões, seminários, debates, palestras e formações, além de momentos de oração e intercessão pelos leigos.

Embora o Ano do Laicato esteja chegando ao fim, a missão dos leigos na Igreja, de testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade nunca acaba, como enfatizou dom Sergio da Rocha.

“Comemoraremos o Dia do Encerramento do Ano Nacional do Laicato no Dia Leigo. O lema do Ano do Laicato ressalta justamente aquilo que está no coração da vocação dos cristãos leigos: ser ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’. A participação ativa dos leigos na comunidade é fundamental; e ao mesmo tempo, torna-se cada vez mais necessária a atuação do laicato no mundo, nos diversos campos da vida social. Rezemos, especialmente, pelos cristãos leigos e leigas, chamados a participar ativamente da vida e da missão da Igreja, na comunidade e no mundo”, findou o arcebispo.

Não perca!

Sua participação é indispensável!

 

 

Informações:
Catedral Metropolitana de Brasília
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: 3213 3336

 

 

Por Gislene Ribeiro