Solenidade de Cristo Rei, Dia dos Cristãos Leigos e o encerramento do ano do Laicato serão celebrados neste domingo

A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, neste ano, será celebrada no dia 25/11, último domingo do mês de novembro, marcando o encerramento do Ano Litúrgico “B” e o fechamento do Ano do Laicato.

O Dia de Cristo Rei do Universo foi instituído pelo Papa Pio XI, no ano de 1925, em um período pós-guerra, onde eram comum o ateísmo e as perseguições religiosas.

Nessa festividade, os cristãos são chamados a reconhecerem a singularidade, a glória e a soberania de Deus sobre tudo e todos, como enfatiza passagem no livro de apocalipse (Ap 1,8), “Eu sou o Alfa e o Ômega, Princípio e Fim de todas as coisas”. Além disso, os fieis também são convidados a renovarem o compromisso assumido com batismo, de evangelizar, levando o nome de Deus aos quatro cantos do mundo.

O arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, explica que com todo poder e com um império grandioso, Jesus é um Rei diferente dos reis deste mundo e o seu Reino não se confunde com os reinos que temos visto na história.

“A Liturgia da Palavra nos mostra que tipo de rei é Jesus Cristo.  Não se pode aplicar a Jesus a figura de rei que comumente se conhece na história. O Evangelho nos mostra a face de Cristo Rei diante de Pilatos. Jesus sempre recusou ser coroado rei pelo povo, em momentos de euforia popular, pois o seu ‘reino não é deste mundo’ (Jo 18,36). Ele não poderia ser considerado um rei dentre outros, segundo os costumes dos povos. Diante de Pilatos, em meio a Paixão, Jesus sofredor admite: ‘Tu o dizes: eu sou rei’ (Jo 18,37), o ‘rei’ que veio ao mundo ‘para dar testemunho da verdade’. Na sua paixão e morte na cruz, Jesus se revela o verdadeiro rei, o Senhor, que vem para dar a vida. Ele é um rei muito diferente! Seu trono é a cruz; sua coroa é de espinhos; seu manto vermelho está embebido do próprio sangue vertido do corpo flagelado; seu cetro real é uma vara colocada em suas mãos por zombaria. Ao invés de cercar-se de honrarias, ele se faz servo, doando a sua vida”.

Em ocasião da Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Igreja do Brasil comemorará também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos.

A data é celebrada, assim como o Dia de Cristo Reio do Universo, no último domingo do ano litúrgico, marcando o encerramento do Ano Litúrgico, como foi estabelecido pela Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), em 1991, com o intuito de recuperar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja e o laicato brasileiro.

Neste dia, somos convidados a aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos e atender a convocação para o trabalho na messe do Senhor, construindo o Reino de paz e de justiça, com enfatizou dom Sergio da Rocha.

“Neste domingo, comemoramos o Dia do Leigo, encerrando o Ano Nacional do Laicato. Nós rezamos, especialmente, pelos cristãos leigos e leigas, chamados a participar ativamente da vida e da missão da Igreja, na comunidade e no mundo. O lema do Ano do Laicato ressalta justamente aquilo que está no coração da vocação dos cristãos leigos: ser “sal da terra” e “luz do mundo”. A participação ativa dos leigos na comunidade é fundamental; ao mesmo tempo, torna-se cada vez mais necessária a atuação do laicato no mundo, nos diversos campos da vida social. Nós agradecemos aos fiéis leigos que tanto se dedicam à Igreja nas diversas pastorais, movimentos e serviços, participando, de modo responsável, na construção da sociedade querida por Deus, rumo ao Reino definitivo, concluiu”.

A solenidade de Cristo Rei do Universo e o encerramento oficial do ano dedicado aos leigos serão celebrados neste domingo, 25/11, na Catedral Metropolitana, com a Santa Missa presidida por Dom Sergio da Rocha, às 18h.

Mas vale lembrar que neste dia, as atividades na Igreja Mãe iniciarão às 15h30, com a exposição de temas pelos bispos dom Valdir Mamede, dom José Aparecido Gonçalves e dom Marcony Vinícius Ferreira.

Não fique de fora!

 

Informações:
Catedral Metropolitana de Brasília
Esplanada dos Ministérios
Telefone: 3213 3333 ou 99870 0413 – Setor de Comunicação

 

Por Gislene Ribeiro

2018-11-20T17:24:23-02:0020/11/2018|