Igrejinha será revitalizada

Na manhã de quarta- feira, 22 de setembro, o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, esteve presente na cerimônia de entrega do Caderno de Recomendações Técnicas do IPHAN ao pároco ,Frei Reinaldo, para a manutenção da igreja Nossa Senhora da Fátima, conhecida como Igrejinha, na Entrequadra 307/308 Sul.

A ação faz parte da campanha “Preservando Brasília”, lançada pelo Iphan em março de 2020, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os gestores para a manutenção preventiva de bens culturais acautelados pelo Governo Federal.

 

O caderno aponta uma série de reparos, tanto em sua estrutura arquitetônica, quanto em seu entorno, dentre elas a mudança da porta, a pintura da igreja, restauração das janelas, reforma dos bancos e amoldamento do sistema elétrico. As obras na parte interna ficam sob a responsabilidade da Arquidiocese e  as da parte externa ficam a cargo do GDF.

Para o Arcebispo de Brasília, “é uma grande alegria estarmos aqui na nossa amada Igrejinha. Estamos numa praça que é por definição dos gregos “um lugar publico”. Lugar onde todos passam. E nessa praça, tem uma Igrejinha que mostra exatamente a história da nossa cidade, mostra a importância da memória.”

Estiveram presentes Dom Marcony Vinícius, bispo auxiliar de Brasília, várias autoridades e paroquianos.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima está inserida no perímetro tombado do Conjunto Urbanístico de Brasília, foi tombada provisoriamente em 2007 e, em definitivo, em 2017, como parte do conjunto das obras de Oscar Niemeyer, inscrita no Livro do Tombo das Belas Artes.

 

Com informações do Iphan
2021-09-23T16:50:25-03:0023/09/2021|