Inscrição para a VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2021

O processo de escuta sinodal em preparação a VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2021 está se aproximando da terceira etapa na Arquidiocese de Brasília.  Iniciado no mês de maio, o processo de escuta passou pelas etapas paroquiais e  setoriais (temáticos e territoriais).

 

Para dinamizar a participação na Assembleia, a Coordenação  Arquidiocesana de Pastoral, enviou uma carta ao clero em Brasília, explicando os critérios para a participação dessa etapa a ser realizada no dia 6 de novembro de 2021, das 8h às 13h, no Centro de Evangelização Renacidos em Pentecostes, em Ceilândia. As  inscrições  de modo on-line, será até o dia 20 de outubro de 2021.

 

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Participam da Assembleia:

– Arcebispo Metropolitano;
– Bispos Auxiliares;
– Vigários Gerais e Vigários Episcopais;
– Reitores dos Seminários Arquidiocesanos;
– Representante do Clero;
– Membros do Conselho Presbiteral;
– Párocos, Administradores Paroquiais e Vigários Paroquiais;
– Diáconos;
– Três (3) Leigos/as de cada Paróquia da Arquidiocese, a serem escolhidos dentre os membros do Conselho Pastoral Paroquial e se, possível, que tenham participado da Assembleia Paroquial e Setorial;
– Coordenadores das Pastorais, Movimentos, Serviços, Associações e Novas
– Comunidades, organizadas, em âmbito arquidiocesano, de acordo com sua representação no Conselho Arquidiocesano de Pastoral, não excedendo o número de dois (2) representantes;
– Dois (2) representantes da CRB;
– Dois (2) religiosos (as) de cada Setor da Arquidiocese (se for o caso);
– Cinco (5) seminaristas representantes de cada Seminário Arquidiocesano.

 

Maiores informações:

Fernanda Alcântara Parente Farias

Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

Secretária

(3213-3341)

 

O Plano de Pastoral da Arquidiocese de Brasília

 

O Plano de Pastoral é um documento de comunhão em vista da missão evangelizadora da Igreja, elaborado em sintonia com as diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (CNBB – Doc. 109), após um amplo processo participativo de todos os níveis arquidiocesanos: Paróquias, Setores e Vicariatos.

 

Lema

O Lema escolhido para VII  Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é: “Igreja em Brasília: Casa da Palavra: Ardia o nosso coração quando Ele nos explicava as escrituras” (Lc 24,32)

 

Símbolo

Etapas (Processo de escuta) 

 

Cada etapa do planejamento abrange todos os níveis arquidiocesanos: Paróquias, Setores e Vicariatos. Entenda cada uma delas:

 

O objetivo da etapa paroquial é a observância atenta à realidade de sua comunidade. Para ser possível essa escuta, o padre, munido com os subsídios fornecidos pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, reúne-se com um grupo de paroquianos, à sua escolha.  É o momento de buscar, mais uma vez, identificar causas e discernir ações evangelizadoras.

 

Já na etapa Setoriais estão inclusos: Vida e Família; Juventude; Movimentos Eclesiais; Liturgia; Vocacional; Missionário; Social; Comunicação e Catequese; Educação e Cultura

A etapa Territorial tem um olhar um pouco mais abrangente sobre diversos aspectos proporcionando uma maior unidade eclesial.

 

 

2021-10-07T10:51:55-03:0006/10/2021|