Intenção de oração do Papa Francisco para junho de 2020

 

Intenção

O caminho do coração (Pela Evangelização)

Rezemos para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando?se tocar pelo Coração de Jesus.

Reflexão

O mês de junho, tradicionalmente dedicado na Igreja à celebração do Coração de Jesus, motivou o Papa Francisco a colocar como sua intenção o Caminho do Coração. É uma intenção nova, a sua própria formulação parece um pouco abstrata, mas não é por acaso. Esta intenção constitui-se como um momento muito importante para o processo de recriação do Apostolado da Oração como Rede Mundial de Oração do Papa. Durante este processo – que incluiu a aprovação dos novos Estatutos e a constituição da RMOP como Obra Pontifícia – foi feito, ao longo de dez anos, um trabalho, a nível global, para mostrar a identidade e missão desta Obra através de novas imagens e com uma nova linguagem. Um dos aspetos mais visíveis deste processo foi a criação de plataformas digitais que expressassem precisamente a experiência de uma comunidade mundial de oração e serviço, mobilizada pelos desafios que o Santo Padre coloca a cada mês: o Click To Pray; O Vídeo do Papa; o Click To Pray eRosary. Há agora um passo a dar, não para fora, como expansão, mas para dentro, para o mais profundo, para o núcleo. Neste sentido, esta intenção inaugura, de alguma forma, uma nova etapa neste processo de recriação, que consiste na apresentação de um itinerário de oração e formação destinado a todos os que, das mais variadas formas, fazem parte desta Rede Mundial de Oração. Este itinerário é o «Caminho do Coração», que nos leva à experiência interior do amor de Jesus, simbolizada no seu Coração. Este aspeto era essencial na espiritualidade do Apostolado da Oração e assim continua a ser. A nota que agora distingue esta identificação com o Coração de Cristo é passar da esfera da devoção privada para uma efetiva e audaz missão para os outros, especialmente os mais pequenos e os que sofrem. O «Caminho do Coração» que todos, membros da RMOP, somos chamados a fazer, é um compromisso a sermos nós mesmos rostos de Cristo e transparência dos sentimentos do seu Coração, em particular para os que sofrem, para que estes encontrem os caminhos da Vida.

Oração

Senhor Jesus, manso e humilde de Coração. É em Ti que encontramos o descanso para as nossas agitações e a cura que nos livra do mal e dos nossos egoísmos. Cheios de fé, Te pedimos: Torna o nosso coração semelhante ao teu, cheio de misericórdia e compaixão, capaz de perdoar e dar sentido e alegria a quem mais precisa. Faz de cada um de nós, membros da Rede Mundial de Oração do Papa, verdadeiros discípulos e apóstolos da tua missão de compaixão pelo mundo. Pai-Nosso…

Desafios

– Na própria comunidade, e de acordo com o pároco, dinamizar a celebração do Coração de Jesus, envolvendo todos os seus membros, seja durante o mês, na sua novena, Tríduo ou Solenidade. – Procurar conhecer melhor o itinerário de formação «O Caminho do Coração» através do site e Redes Sociais da Rede Mundial de Oração do Papa e das suas várias plataformas digitais ou em papel, e encontrar formas de o fazer, individualmente ou em grupo. – Assumir, ao longo do mês, um compromisso mais explícito e consciente de mostrar, com a própria vida, os sentimentos do Coração de Jesus, de modo especial para com os que mais sofrem.

 

Passo a Rezar

 

A Coordenação do Apostolado de Oração Arquidiocesano, tem mantido a rede de oração do Apostolado através de áudios gravados onde, há uma reflexão do tema proposto,  e é enviados aos membros.

Neste tempo, em que é preciso intensificar as orações contra esse mal que assola o mundo inteiro, Pe. Everton, vice-diretor Arquidiocesano, reza a novena a São José de Anchieta. Para acompanhar, basta acessar o Facebook:

https://www.facebook.com/evertonvieira.ao

 

Com informações Apostolado de Oração Arquidiocesano

 

2020-06-02T14:09:36-03:0002/06/2020|